26 de jul. de 2011

PS2 - Gravando vários games de PS2 num único DVD.

Rodando Imagens de PSX no PS2 pelo Pendrive, Clique AQUI!
Novo Multiloader! Clique AQUI!

Ah, Não!! Outro Tutorial para criar MultiDVDs?! 
Na verdade, Não! Não quero que este seja "outro tutorial" e sim "O tutorial". Um tutorial definitivo.

Não criei o que se segue de "uma-noite-para-outra".
O que se segue, levou alguns dias.

Por que escrevi este tutorial?
Fiz um video tutorial pro YouTube, que até o momento possui mais de 12.000 exibições e quase 100 comentários e dúvidas. Percebo que a montagem de MultiDVDs é de grande interesse da galera. Eu não perderia meu tempo escrevendo sobre algo que não fosse interessante.

Possuo dezenas de MultiDVDs que eu mesmo criei. Um deles, achei que ficou tão legal que compartilhei na net. Procure no Google: Double SEGA Clássic.

Este não é um daqueles tutoriais provindo de "primeiras cagadas que deram certo". Longe de mim desvalorizar qualquer material a respeito! Até porque foram esses tutorias que me ajudaram a saber o que eu sei, e poder compartilhar com vocês.

Mas encontrei vários tutoriais em que: 
¬ Num, faltando uma informação aqui; 
¬ Noutro, com links inválidos acolá;
¬ Nesse, sem imagens;
¬ Nakeli, iskritu num idiom@ ki vc num intedi n@dik@ di n@d@; 
¬ Noutro ali, num idioma real, mas em inglês, ou em outra língua, etc.

Neste exato momento você pode até estar pensando que também já passou por isso.

No que se segue, procurei responder a todas as perguntas antes mesmo que elas surgissem enquanto você estivesse criando o SEU projeto. Se houver a necessidade de reeditá-lo ou acrescentar informações, eu o farei.

Procurei dividir este tutorial em PASSOS, porque nem todos precisarão:
¬ passar seu game de CD para DVD;
¬ patchear o sistema de cores de PAL para NTSC ou vice-versa;
¬ utilizar o editor hexadecimal para fazer alguma edição de arquivo, etc.

Procurei fazer um texto explicado nos mínimos detalhes, muito bem ilustrado e com linguagem simples, para que você não tenha que procurar outro tutorial ou forum na net para esclarecer alguma dúvida.

Se, após estudar todo o texto, você ainda tiver alguma dúvida, (ta ki pariu, hein meu!) não deixe de ler o FAQ no fim do tutorial.

Bom estudo! :)


- by Sedan75


Antes de começar a ler este tutorial, dê atenção à estas dicas: 
¬ Leia todo o tutorial e com atenção, o que se segue é material de estudo e não um gibi da Mônica! Não tenha preguiça! Afinal, foi muito mais difícil pra eu montar este tutorial do que será para você estudá-lo, certo?;

¬ Veja no final deste tutorial, um video também de minha autoria, que facilitará ainda mais o entendimento de todo o processo;

¬ Baixe exatamente os programas no link que estou indicando;

¬ Saiba que nem todos os games são compatíveis com o Multiloader;

¬ Tenha atenção especial na parte da edição de executáveis (6º PASSO), para resolver problemas de arquivos e diretórios com o mesmo nome na raiz do projeto;

¬ Certifique-se de ter espaço no HD para realização do seu projeto;

¬ Utilize midias de qualidade em suas gravações, para que caso seu projeto não funcione, você tenha certeza de que o problema é realmente com o seu projeto e não com a midia de baixa qualidade que usou!

¬ Prefira gravar um projeto primeiramente em DVDR-W (DVD regravável). Assim, caso algo dê errado no seu projeto, você não perde a midia. Certifique-se de seu PS2 aceitar DVDR-W.

¬ ANTES DE REUTILIZAR um DVDR-W para queimar um projeto novo, execute uma LIMPEZA COMPLETA NA MIDIA, e não apenas uma limpeza simples!

¬ Midias de DVDR-W que já utilizei e recomendo: PHILIPS, SONY e MAXELL. Desaconselho: NIPÔNIC!!!

¬ Midia DVD-R que desaconselho: MAXELL (uma midia com o silk amarelo alaranjado, parecida com as midias da ELLCom, isso se não for.)

¬ O diretório principal do projeto deve ter no máximo 32 itens (arquivos e/ou diretórios). Verifique isso antes de iniciar o seu projeto. Se o diretório principal do seu projeto tiver mais de 32 itens, ele não irá funcionar!

Quais são as propostas deste tutorial? 
¬ Gravar vários games de PS2 num único DVD;
¬ Patchear imagens de games originais em CD para rodarem em DVD;
¬ Patchear imagens de games de PAL para NTSC e vice-versa;
¬ Alterar o nome dos diretórios e arquivos que se repetem dentro do diretório principal (Raiz), e incluir estas informações nos arquivos de inicialização utilizando um editor hexadecimal.

Muito bem, a primeira coisa à se fazer, é baixar a partir do link abaixo, o pacote dos programas que serão necessários para realizar o nosso projeto. 
Download - Mediafire
ou 
Download - 4Shared

A senha para descompactação do pacote é: hotplug

Como exemplo, em nosso projeto simularemos a gravação de apenas 2 games. Penso que será o suficiente para que você tenha conhecimento para criar seus próprios projetos com quantos games quiser ou forem possíveis.

Na internet, você encontra para download vários projetos de MultiDVDs com 4, 6, 10 e até 16 games!

INÍCIO

1º PASSO - Instalando o UltraISO
Nesta primeira parte, assumiremos que você não necessite de fazer qualquer patch de CD para DVD ou de sistema de cores (PAL/NTSC) nos seus games, e que você já possui as imagens (ISOS) desses games, e que ambos já são em DVD, ok?

Instalale o manipulador de imagens UltraISO disponível no pacote que indiquei para download.

2º PASSO - Obtendo as imagens (ISO) dos games
Se você já está de posse das 2 imagens para o nosso projeto, poderá pular para o 3º PASSO.
* Saiba mais sobre Imagens ISO, clicando AQUI

Existem basicamente 2 maneiras de se adquirir imagens de games: Você possuindo o DVD e extraindo os arquivos, ou diretamente da internet fazendo o download de algum game que algum uploader disponibilizou.

Para criar uma imagem de algum de seus DVDs, insira o DVD do game no drive e execute o UltraISO outrora instalado. No painel do UltraISO, clique em Criar Imagem CD/DVD indicando o drive que contém o DVD do game e indique o formato ISO, como mostra a figura abaixo:

Caso você não tenha um game para extrair a imagem, baixe uma da internet, geralmente disponibilizada em vários links. Note que, para poder juntar e descompactar as partes você necessitará de um bom compactador/descompactador de arquivos como 7Zip (recomendado) ou WinRAR. Ambos serão encontrados em sites de downloads de programas, como mo BAIXAKI ou no SUPERDOWNLOADS.

Coloque todos os links da imagem no mesmo diretório e, clicando com o botão direito no primeiro arquivo, selecione "Extrair Aqui", ou "Extract Here", como na figura abaixo: 

O que? Como conseguir as imagens?
Bem, para responder a esta pergunta teriamos que sair do nosso foco, que é a criação do nosso MultiDVD. Mas poderá ser um bom tópico para nosso próximo tutorial, que acha? ;)

Voltando ao nosso projeto, se a imagem foi extraída com êxito, passemos para o próximo passo:

3º PASSO - Extraíndo os arquivos das imagens
Uma maneira simples de saber o tamanho dos seus games sem precisar extraí-los, é clicar em com o botão direito sobre uma imagem ISO, selecionar Propriedades, e verificar qual é o tamanho que o jogo ocupa em disco, pois falsas LBAs utilizadas nos games de PS2 contribuem para o aumento do tamanho da imagem:

Quando os arquivos são extraídos, essas LBAs não ficam presentes e o total de arquivos extraído terá o mesmo "tamanho em disco" informado na Propriedade do arquivo.

Além da criação do diretório de projeto, recomendo a criação de um diretório para cada jogo que será usado neste projeto. Isso evitará possíveis confusões ao se manipular os arquivos.

Daqui pra frente, não tratarei os games pelos respectivos nomes, e sim por GAME1 e GAME2, para evitar lhe confundir durante o processo.

Em seu projeto VOCÊ definirá qual será o GAME1, o GAME2, o GAME3...

Atendendo as recomendações acima, criaremos 3 diretórios distintos para o nosso projeto:
¬ PROJETO;
¬ GAME1;
¬ GAME2;

Execute novamente o UltraISO, abra a 1ª imagem e Arraste todo o conteúdo de arquivos desta imagem, exceto o arquivo System.cnf para o diretório GAME1.

Repita o mesmo procedimento para a 2ª imagem extraindo todos os arquivos, exceto o arquivo System.cnf, para o diretório GAME2.

Após a extração dos arquivos das 2 imagens, teremos seguinte como mostra a figura abaixo:

Sobre o arquivo System.CNF 
O arquivo System.cnf é o primeiro arquivo a ser lido pelo PS2. É nele que tudo começa. Obviamente, se vamos utilizar o Multiloader como um MENU em nosso projeto teremos que utilizar o System.cnf do próprio Multiloader. Por este motivo, descartamos os arquivos System.cnf dos 2 games, correto?


ATENÇÃO! 
Os passos abaixo deverão ser executados somente...

¬ 4º PASSO - se você for patchear algum game no sistema de cores (PAL para NTSC ou vice-versa). Prefira NÃO aplicar este patch! Veja mais informações no FAQ no final deste tutorial.

¬ 5º PASSO - se você for patchear alguma imagem originalmente em CD, para rodar em DVD.

¬ 6º PASSO - se dois games ou mais, contiverem diretórios e/ou arquivos de mesmo nome no diretório principal! Ainda assim, se os games tiverem diretórios de mesmo nome, mas os arquivos dentro desses diretórios tiverem nomes diferentes, este passo não deve ser executado!

... caso contrário, avance para o 7º PASSO.

4º PASSO - Aplicando patch no sistema de cores (PAL/NTSC/PAL)
Para aplicar este patch, e modificar o sistema de cores de PAL para NTSC ou vice versa, utilizaremos o aplicativo PS2 V FIX. Alguns antivirus poderão identificar este programa como vírus ou arquivo malicioso, não se assuste.

Este programa reconhece os executáveis dos games, bem como imagens Bin e Iso.

A utilização do PS2V FIX não tem novidade. Basta selecionar a imagem ou o arquivo à ser patcheado, selecionar o tipo de patch que se deseja aplicar (PAL para NTSC ou NTSC para PAL) e clicar em "Patch File".

Veja nas 2 figuras abaixo, uma demonstração de patch em uma imagem Iso e em um executável SLES.
NOTA: Ao menos nos seus primeiros projetos, se for utilizar o patch de sistema de cores, procure patchear uma imagem completa antes de extrair-lhe os arquivos, pois um game pode ter mais de 1 arquivo executável, como por exemplo algumas compilações oficiais, que poderão passar desapercebidos se você optar por patchear um-a-um.

5º PASSO - Aplicando patch de Midia
LEMBRE-SE: Você só irá ter que aplicar este patch, se o game que você for utilizar no seu projeto, estiver em CD FULL!

Existem 2 formas de se aplicar o patch. A primeira é bem simples, basta selecionar a imagem inteira para ser scanneada. A segunda forma, exige que você já tenha se familiarizado com seus projetos e saiba identificar os arquivos que necessitarão ser patcheados.

1ª FORMA:
Como já mencionado, basta simplesmente executar o DVDScan e selecionar o arquivo de imagem para ser totalmente scanneado. Esta forma garante que todos os arquivos necessários serão scanneados. O problema, é o tempo e o consumo de recursos que serão necessários para este processo. Às vezes, vários minutos!

Veja na figura abaixo um exemplo de uma imagem completa scanneada e patcheada:

2ª FORMA:
Esta forma de patch vai exigir bastante atenção e um pouco de intuição da sua parte, pois o patch não deve ser somente aplicado em arquivos executáveis, e o aplicativo DVDScan não rastreia uma imagem inteira procurando arquivos patcheáveis.

Este patch deve ser aplicado nos arquivos executáveis e também nos arquivos módulos geralmente encontrados nos diretórios MODULES, IOP, SYSTEM e IRX dos games bem como no próprio diretório principal, geralmente qdo o game não tem diretórios.

Você poderá reconhece os arquivos dos módulos pelas extensões .irx e .img. Eis alguns exemplos de arquivos de módulos:

¬ IO2MAN.IRX;
¬ MTAPMAN.IRX;
¬ PADMAN.IRX;
¬ MACMAN.IRX; 
¬ MCSERV.IRX;
¬ LIBSD.IRX; 
¬ SDRDRV.IRX;
¬ IOPRP280.IMG; 
¬ IOPRP300.IMG;
¬ IOPRP230.IMG;

Estes arquivos são comuns e sempre tem o mesmo nome nos games do PS2 embora cada um desses arquivos de módulo contenham as informações para seu respectivo game.

Obs: Para informação, cheguei a montar um MultiDVD com Arcana 1 e 2. Ambos tinham os mesmos módulos (mesmo tamanho, data, extensão, posição no diretório, etc), e apenas 1 grande arquivo principal. Ou seja, foi só passar todos módulos de um dos games, o grande arquivo principal do Arcana 1, o grande arquivo principal do Arcana 2 e montar a imagem para ser gravada em disco!

O GAME2 do nosso projeto é originalmente em CD e, para podermos utilizá-lo necessitamos de convertê-lo para DVD. Note a estrutura dos diretórios que contém os módulos, na figura abaixo:

Ou seja, iremos aplicar o patch de DVD no executável SLUS_202.42, e em todos os arquivos dos diretórios SYSTEM e IOP.

Execute o DVDScan e:
¬ selecione o botão DVD, siga para o diretório principal do GAME2, clique no executável SLUS_202.42 e aguarde o patch ser aplicado;
¬ selecione o botão DVD, siga para o diretório IOP do GAME2, clique no arquivo IOPRP300.IMG e aguarde o patch ser aplicado;
¬ selecione o botão DVD, siga para o diretório SYSTEM do GAME2, selecione todos os arquivos do diretório e aguarde os patches serem aplicados aos arquivos.

Veja a sequência acima respectivamente nas 3 figuras abaixo:
  

NOTA: Se quando você estiver montando o seu projeto o DVDScan lhe perguntar (em inglês) se realmente você quer scannear algum arquivo, opte por SIM, mesmo que após o scanneamento, você seja informado de que não havia nada a ser feito no referido arquivo.

6º PASSO - Usando o Editor Hexadecimal
Preste muita atenção neste 6º passo!

Volte a sua atenção para a figura acima. Note que o diretório SOUND se repete nos 2 games. Isso não será um problema se dentro desses 2 diretórios os arquivos não se repetirem. Bastará você colocar os arquivos em apenas 1 pasta SOUND do projeto, que este diretório será compartilhado pelos 2 games. Até aí, sem novidades.

Agora, se os arquivos de dentro desses diretórios se repetirem, o procedimento será o seguinte:

Se ainda não tiver instalado em seu sistema, instale o Editor Hexadecimal Hex Workshop incluso no pacote que você baixou.

Para que servirá um editor hexadecimal em nosso projeto?
Para em um dos games você possa editar um "caminho diferente" aos arquivos do diretório que se repete, ou seja, no caso do nosso projeto, o diretório SOUND.

A primeira coisa à ser definida é qual dos games será editado.
Escolhi o GAME1.

Logo, dentro do diretório GAME1, altere o nome do arquivo SOUND por, por exemplo: ZOUND.

Nota: Não mude a quantidade de caracteres no nome do diretório!
Note que o nome do diretório original SOUND do nosso projeto, possui 5 caracteres, e que substituí apenas 1 letra do nome, de "S" para "Z".

Você poderá, por exemplo, mudar o nome do diretório para AUDIO, pois o nome "audio" também contém 5 caracteres.

No entanto, NÃO RECOMENDO que você "invente muito", pois pode ser importante que você saiba exatamente o que foi modificado em seu projeto. Ou seja, tá na cara que diretórios com nomes como ZOUND, SOUMD, SOUNG, etc, foram editados. Já um diretório com o nome de AUDIO, fica difícil saber ou lembrar se foi ou não modificado ;)

Muito bem, agora que já alteramos o nome do diretório SOUND para ZOUND, precisamos "incluir" esta informação no arquivo executável do GAME1.

Mas, como saber qual é o arquivo executável?
O arquivo executável do game, contém toda a informação que o PS2 precisa para o funcionamento do jogo. Ele informa o caminho (path) de todos os arquivos; se o game é em DVD ou CD; se é game de PSX ou PS2; qual o sistema de cores do game (PAL/NTSC), etc.

O nome desses arquivos são bem característicos e começam com SLUS, SLES, SCUS, SCES, SLPS, etc - "etc" não, hein! ;)

Salvo exceções, existe 1 arquivo desses em cada game. Observe novamente a figura acima, e veja se você é capaz de dizer quais são os arquivos executáveis dos GAME1 e GAME2 do nosso projeto.
GAME1 = SLUS_206.08
GAME2 = SLUS_202.42

Continuando com a nossa proposta, execute o editor hexadecimal e abra o arquivo SLUS_206.08 do diretório GAME1.

Daqui pra frente, utilizaremos alguns comandos simples do editor Hex Workshop.

Com o arquivo SLUS_206.08 aberto no editor hexadecimal, teremos algo assim como mostra a figura abaixo:

Precisamos encontrar dentro do arquivo "SLUS_206.08" todas as referências ao diretório "SOUND" e alterá-las para "ZOUND".

Tecle [Ctrl + H] e nos campos em branco da janela que abrir, digite as seguintes informações:

Em Type: Selecione Text String;
Em Find, digite SOUND - que será substituído por ZOUND;
Em Replace, digite ZOUND - o novo nome de SOUND.

Veja melhor na figura abaixo:

Estando certo de ter incluído corretamente as informações, clique em OK. Automaticamente, o editor hexadecimal irá seguir para primeira ocorrência da palavra "SOUND", perguntando se deseja substituí-la por "ZOUND".
Veja a figura abaixo:

Você poderá analisar caso-a-caso cada ocorrência clicando em Replace até o fim das ocorrências, ou "pagar-pra-ver" clicando em Replace All substituíndo todas as ocorrências numa tacada só. No final do processo, o editor lhe informará quantas vezes a palavra "SOUND" foi substituída.
Veja a figura abaixo:

Nota: Não salve o arquivo modificado SLUS_206.08 no mesmo diretório em que está o original! Salve-o em um diretório diferente, feche o editor hexadecimal, delete o arquivo SLUS_206.08 original e "arraste" o arquivo SLUS_206.08 alterado para dentro do diretório GAME1.

Execute estes procedimentos exatamente nesta ordem!

Veja na figura abaixo, que em GAME1, o diretório SOUND teve o nome alterado para ZOUND e, como sabemos, o arquivo SLUS_206.08 foi editado com o editor hexadecimal.

7º PASSO - Editando o Menu do Multiloader
Neste passo iremos editar o menu do MultiLoader. Este menu é o que é exibindo na tela da TV com figuras de cada game que contém no seu projeto. Selecionando uma figura, o game correspondente à mesma será iniciado.

O pacote do Multiloader, contém apenas 3 arquivos:
System.cnf - Já vimos sobre ele aí acima.
MULTI.XML - Contém as instruções para o menu.
Multiloa.ELF - O Multiloader propriamente dito.

(A) - Criação das figuras do menu
Nesta etapa, iremos criar as figuras que farão referência aos games que contém no projeto. Essas figuras tem que possuir exatamente 130 x 155 pixels, ou não serão exibidas no menu!

As 2 figuras abaixo apresentam exatamente estas dimensões, e servirão para fazer referência aos games do nosso projeto. Se você tiver dificuldades para criar uma figura nestas dimensões, baixe uma das figuras abaixo e edite-a com seu editor de imagens de preferência, mas não altere o tamanho ou as dimensões da imagem!

 
Nomeie as figuras com nomes de no máximo 5 caracteres e utilize letras maiúsculas! Ex: GAME1.JPG e GAME2.JPG.

Como já vimos, a raiz ou diretório principal do multiloader deve conter no máximo 32 itens, incluindo arquivos e diretórios. Se você montar um projeto com mais de 32 itens na raiz, o seu MultiDVD não irá funcionar!

Na simulação desse nosso projeto, ambos os games que estamos utilizando contém poucos arquivos na raiz. Mas ao se utilizar mais games num projeto, ou ao se utilizar games com mais arquivos na raiz, seria interessante estudar a criação de um diretório exclusivamente para conter as figuras do menu do multiloader, ou ainda, utilizar um diretório já existente de algum dos games do projeto.

O nosso projeto conterá bem menos de 32 itens na raiz. Mas, como este documento se trata de um tutorial iremos criar um diretório para as figuras do menu do multiloader. Chamaremos este diretório de SCREENS.

Copie todos os 3 arquivos do multiloader para a pasta de PROJETO, crie o diretório SCREENS e salve as figuras GAME1.JPG e GAME2.JPG dentro dele. Veja a figura abaixo:


(B) - Conhecendo o arquivo MULTI.XML
Se você já esta acostumado a postar comentários em forums utilizando smiles, letras coloridas, caixa de texto, imagens, links, quotagem, etc, não terá dificuldades em entender o arquivo MULTI.XML.

O Multi.XML semelhantemente utiliza informações entre "tags" para fornecer informações ao MultiLoader para que ele posso encontrar os arquivos do nosso projeto. O Multiloader deve ser editado com um simples editor de textos, como por exemplo o NotePad. A diferença é que nos foruns, utilizamos conchetes "[ ]" e no Multiloader utilizaremos menor e maior "<>".

Na figura abaixo, veja a estrutura do arquivo Multi.XML bem como a explicação para cada "tag", em vermelho:

Note que toda informação sobre o game do projeto, se encontra entre as tags "item" e "/item". Ou seja, se no seu projeto contiver 3 jogos, você utilizará 3 grupos de informações entre estas tags. Se forem de 4 games, 4 grupos de informações e por aí vai...

No caso do nosso projeto, serão 2 grupos, pois são 2 jogos. Veja como ficou a estrutura do arquivo Multi.XML do nosso projeto na figura abaixo:

O diretório mais alto de qualquer sistema de arquivos, é chamado de "RAIZ". Toda a estrutura de arquivos parte deste ponto, ou seja, da raiz. A raiz do um sistema de arquivos do PS2 é representada pelo simbolo "\", precedido somente pela referência do tipo de mídia, no caso, o leitor de CD/DVD, aqui nomeado de "cdrom:0".

Ou seja, no caso do nosso projeto, todos os arquivos que manipulamos, estarão na RAIZ do DVD, exceto as figuras do menu do multiloader, que encontram-se no diretório SCREENS, cujo caminho está corretamente indicado entre as tags "image" do arquivo MULTI.XML.

Obviamente, se não tivéssemos criado um diretório exclusivo para as figuras, estas também estariam na raiz do DVD. Veja novamente a figura acima.

NOTA: Note que após a informação do caminho dos arquivos das figuras e dos executáveis dos jogos, existe a instrução ";1" (ponto-e-vírgula um). É um tipo de instrução para "vai lá, executa, e volta aqui pra receber a instrução seguinte". Bem, divagações à parte, não se esqueça de incluí-la!

8º PASSO - Criando a imagem do nosso projeto
"Arraste" agora também todos os arquivos do GAME1 e GAME2 para dentro da pasta PROJETO. Veja a figura abaixo:

Execute novamente o UltraISO e clique na aba "Arquivo". Selecione "Nova >> Imagem DVD PS2". Veja a figura abaixo:

Siga até a pasta do PROJETO e indique ao UltraISO o arquivo System.cnf. Note que ao clicar no arquivo System.cnf, todos os outros arquivos e diretórios da raiz, ou seja, da pasta PROJETO serão selecionado automaticamente pelo UltraISO. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo System.cnf e selecione a opção "Definir arquivo de inicialização".
Veja a figura abaixo:

Clique no ícone do "disquete", selecione o formato ISO para sua imagem, dê um nome à ela, e selecione o diretório em que ela será gravada. Certifique-se de ter espaço no disco rígido para a criação da sua imagem!

Aguarde a criação da imagem do seu projeto.
Veja figura abaixo:

NOTA: "Ué! E aquela parada de LBA dos arquivos, de colocar os arquivos numa certa sequência no diretório, de criar uma lista de arquivos para serem configurados com o UltraISO, de aquilo de......?"

VERDADE! Existem alguns tutoriais com alguns procedimentos um tanto quanto mais "complexos", principalmente quanto ao posicionamento exato dos arquivos do projeto.

FATO: Algumas vezes utilizei games que por algum motivo não funcionaram no multiDVD. Então, utilizei esses mesmos games executando estes "tutoriais mais complexos" e os games também não funcionaram. Daí, não perdi mais o meu tempo com esses "procedimentos complexos" he he he he he... :)


Veja no YouTube, meu video tutorial deste processo:

FAQ
¬ Posso criar MultiDVDs com jogos do PSX?
NÃO! Nenhum PS2 no mundo lê games de PSX!
O que acontece é que no PS2 contém um PSX integrado, que compartilha joystick, memory card, drive de CD/DVD, audio, video, etc, ou seja, na verdade  são 2 videogames em 1 console. Qdo você insere no PS2 um disco qualquer, o PS2 faz uma "varredura" na mídia para identificar se se trata de um DVD de game PS2; de um DVD de arquivos; de um DVD de video; um CD de game de PS2; de um CD de PSX; ou ainda, se se trata de um CD de arquivos. Como não existem games de PSX em DVD, se a midia que você inseriu se trata ou não de um DVD de PSX, nem é verificada. A única maneira de um PS2 rodar um game de PSX, seria através de um emulador e, aí sim poderíamos estudar a possibilidade de gravarmos jogos de PSX em DVD ou até mesmo um multiDVD de PSX.

¬ Posso usar esses programas e tutorial para criar MultiCDs para PSX?
NÃO! Existem sim MultiCDs para PSX mas são criados com outros programas. Se você deseja criar um MultiCD para seu console, começar pelo "Google" é uma ótima opção! ;)

¬ Se algum game do meu projeto não for compatível com o multiloader, os outros games do meu projeto funcionarão normalmente?
SIM, se estes outros games do projeto forem compatíveis! As "chamadas" para os games são independentes. Ou seja, a partir do momento em que o arquivo executável de algum game do projeto for carregado, a função do multiloader termina. Daí pra frente, quem manda em todo o sistema é o game que está sendo carregado. Lembre-se: o multiloader serve apenas para fazer um menu de opções.

NOTA: Assim que inserir uma midia com seu projeto no PS2 e identificar que algum game não funcionou, antes de descartar o game definitivamente do projeto, volte ao computador e verifique se todos as referências para este game no arquivo Muliti.xml estão realmente corretas!

¬ O que é "patchear"?
É a verbalização do termo "patch", que em inglês significa "remendo". Ou seja, patchear remendar. Por exemplo, aplica-se um "remendo", nos arquivos executáveis para mudar o sistema de cores de PAL para NTSC. Outro exemplo: "Googar" ou "Googlar" significa utilizar o Google para ir atrás de informações sobre algo.

¬ Sou obrigado a "patchear" de CD para DVD um determinado game que desejo utilizar num projeto de MultiDVD, caso ele originalmente seja em CD?
SIM! Uma vez que seu projeto envolve a midia em DVD, os games que forem originalmente em CD deverão ser antes patcheados para DVD ou não funcionarão.

¬ Utilizando este tutorial e os programas indicados, posso criar um MultiCD com games de PS2?
SIM! (Não inventa, cara! Pra quê você vai querer criar um MultiCD de PS2?!)

¬ Sou obrigado a patchear um game de PAL para NTSC (ou vice-versa) para utilizá-los no meu projeto?
NÃO! Particularmente, até evito e desaconselho esse patch de sistema de cores, pois tive experiências com games que apresentaram problemas nos saves. Ex: Gran Turismo 4 - PAL. Prefira fixar no próprio ModChip o sistema de cores desejado.

¬ Todos os games são compatíveis com MultiDVD?
NÃO! Portanto, realize o seu projeto com muita atenção, principalmente nas primeiras experiências enquanto não estiver seguro de como realizar todos os passos. Pois se você tiver o azar de usar todos os games incompatíveis no seu projeto, poderá pensar que realizou algum procedimento errado e vez de estar certo de que o problema real são os games incompatíveis.

¬ Todos os games originais em CD podem ser patcheados para DVD?
NÃO! Você receberá um aviso de erro por parte do DVDScan quando a aplicação do patch não for possível.

¬ Posso utilizar este tutorial para criar MultiDVDs com arquivos ELF? 
SIM! Você poderá inclusive misturar arquivos ELF com jogos. Ou seja, o mesmo MultiDVD poderá conter games, emuladores com pastas de roms, ferramentas diversas, entre outros utilitários e arquivos. Esteja atento para que a tag "path" do arquivo Multi.XML esteja indicando corretamente o caminho para os arquivos ELFs.

¬ Um game pode ficar corrompido se for patcheado de PAL para NTSC ou vice-versa?
SIM! Alguns games podem funcionar com distorção no audio, falharem ou travarem na hora dos videos, ficarem com a tela tremendo, corromperem o save (Ex: Gran Turismo 4 - PAL), etc. Se seu PS2 possui algum ModChip que converta o sistema de cores manual ou automaticamente, prefira! Evite patchear o sistema de cores do seu game.

¬ Posso utilizar DVDR-W (DVD regravável) para meus projetos?
SIM! Desde que o leitor do seu PS2 aceite este tipo de midia. É interessante o uso do DVDR-W, pois se algo sair errado com seu projeto, você não perde a mídia. Utilize midias regraváveis de boa qualidade para que você não fique em dúvida, caso o seu projeto não funcionar, se é realmente problema com o projeto ou com a midia de má qualidade! Midias DVDR-W que já teste e que recomendo: PHILIPS, SONY e MAXELL.

¬ Posso criar uma imagem de mais de 8 Gigas e gravá-lo em DVD9?
SIM! DVD9, DVD-R DL, DVD-R de Dupla Densidade, etc... São todos nomes pro mesmo tipo de midia, ou seja, um DVD virgem de 8,5 Gigas de capacidade e  que há alguns meses custavam bem caro. Hoje, você pode encontrá-los a até menos de $1.

¬ É verdade que games em CD desgastam mais rapidamente o leitor óptico do PS2?
SIM! Em vez de o leitor óptico durar 15.254.365 horas, irá durar somente 14.251.254 horas! Verdade! Eu já computei! he he he he ;) Não esquente a cabeça com isso. Isso é conversa de internet, ou jogos oficiais não seriam lançados em CD. Além disso, você está lendo um tutorial pra montar multigames, vai rodar game com defeito a torto e a direito ai no seu console, vai rodar DVDR-W, vai fazer infinitos testes, vai modificar de diversas formas os arquivos dos games, etc... "coitado do leitor óptico do seu PS2!" 8O

¬ Há algum problema em scannear desnecessáriamente algum arquivo com o DVDScan?
NÃO! O DVDScan lhe informará (em inglês) que não havia nada à ser feito no arquivo. Alias, é aconselhável que você opte pelo scann de todos os arquivos quando não estiver certo dos quais realmente devem ser scanneados.

Abaixo, segue uma lista constantemente atualizada com os games compatíveis com o MultiDVD que eu e os visitantes desta postagem utilizamos em nossos projetos. 

007 - everything or notinhg*
007 - quantum of solace*
007 - nightfire*
007 - from russia with love*
007 - agent under fire*
10 pin – champions alley*
187 - ride or die*
ace combat 4*
ace combat 5*
adk tamashii*
airborne troops - countdown to d-day*
airforce delta strike*
akira psycho pinball*
alien hominid* 
altered beast* 
american arcade*
american chopper*
ape scape 3*
arcana hart 1* 
arcana hart 2*
army men - major malfunction*
army men - rts*
assault suit valken*
avatar - into the inferno*
avatar - the burning earth*
avatar - the last airblender*
baldurs gate - dark alliance 2* 
battle assault 3 – gundam seed* 
battle gear 3* 
battle stadium don*
big mutha truckers*
big mutha truckers 2* 
black*
blade 2*
bleach: blade battlers 2nd* 
blood+ - one night kiss* 
blood+ - the battle rondo of twin wings*
bloody roar 3* 
bloody roar 4* 
blowout* 
bombastic* 
bomberman - kart dx*
buffy - the vampire slayer - chaos bleeds*
burnout 2 - point of impact*
burnout 3 – takedown* 
bust+A674-a-block (arkanoid 3d) 
cabela's - african safari* 
call of duty 2 – big red one*
captain tsubasa*
castlevania – haunted castle 
chaos fiels – new order* 
cheesmaster* 
classic british motor racing* 
codebreaker 9.2* 
codebreaker 9.2* 
codigo da vinci*
commandos - strike force*
conspiracy - weapons of mass destruction* 
contra – shatered soldier* 
contra – shattered soldier*
corvette*
corvette evolution gt*
cr fever - powerfull zero* 
crash bandicooth – mind over mutant* 
crash the wrath of cortex* 
crash nitro kart* 
crash twinsanity* 
crisis evil 2* 
curse – the eye of isis* 
d1 – proficional drift gran prix* 
daemon sommoner*
dance dance revolution x2*
dead or alive 2 – hardcore* 
death to right 1*
devil may cry 2 - dante*
devil may cry 2 - lucia*
dino crisis 3 (dino stalker)* 
disney's pk – out of the shadows* 
dodonpachi – daioujou* 
dora the explorer: journey to the purple planet* 
dragon ball z - infinity world*
dragon ball z - sagas*
dragon sisters* 
dream mix - tv world fighter 
dynasty warriors 2*
dynasty warriors 3*
dynasty warriors 4 - empires*
echo night – beyound* 
el tigre advetures of many rivera* 
enthusia - professional racing* 
eragon* 
everblue 2* 
evil dead - a fistful of boomstick* 
evil prophecy* 
extermination* 
family game night*
fantastic 4 - rise of the silver surfer*
fast and furious – tokyo* 
fatal frame 2 - crimson butterfly* 
fatal fury battle archive - vol. 1* 
fatal fury battle archive - vol. 2* 
fate – unlimited codes* 
ferrari challenge - trofeo pirelli*
fire blade*
fight club* 
flipnic – ultimate pinball* 
freekstyle moto* 
frequency* 
futurama* 
game center usa - midway arcade treasures*
garfield*
garfield - a tale of two kitties*
garfield - lazagna world tour*
garfield - saving arlene*
gauntlet - seven sorrows*
gene troopers*
ghost in the shell - stand alone complex* 
ghost rider - motoqueiro fantasma* 
giga wings generations* 
global touring – challenge africa*
global defence force*
god hand* 
going'n quakers*
gottlieb pinball classics*
gradius 5* 
gran prix challenge* 
gt r-400*
gta - liberty city histories*
guilty gear x*
guilty gear x2*
guitar hero encore - rocks the '80*
guitar hero 1*
gun star heroes* 
gun* 
gunbird 1 & 2 – special edition*
gungrave*
hulk ultimate destruction* 
harry potter - and the goblet of fire* 
harry potter - quidditch world cup* 
heatseeker* 
heroes of the pacific* 
hitman 2: the silent assassin* 
homura* 
ico* 
indiana jones – the imperors tomb*
jade cocoon 2*
jackie chan - adventures*
james cameron's - dark angel*
jaws – unleashed (tubarao)* 
jelly belly - ballistic beans* 
jet li – rise to honour*
judge dredd - judge vs death*
jurassic – the hunted* 
just cause* 
justice league heros* 
killer 7* 
king kong* 
kim possible* 
klonoa 2* 
knight rider 2* 
knight rider* 
konami collection 19 x 1* 
land-rover ford off road* 
lassie* 
lemmings* 
lumines* 
mace griffin - bounty hunter* 
madagascar 1* 
madagascar 2 - escape africa* 
mademan - confessions of the family blood* 
marl the jigsaw* 
marvel vs capcom 2* 
marvel vs capcom 2*
marvel super hero - squad*
maximo vs army of zin* 
maze action*
megaman anniversary collection*
megaman - the power battle* 
megaman x – collection* 
megaman x8* 
melty blood – ace cadenza* 
mercury meltdown - remix* 
metal slug 3d* 
metal slug 4* 
metal slug 5* 
metal slug anthology* 
midway arcade treasures - vol. 2* 
midway arcade treasures - vol. 3* 
mojo!* 
monster hunter 
mortal kombat – deception (disco 2 de 2)* 
moto gp 08* 
motor storm – arctic edge* 
mr. bean* 
mushinimesama* 
music 3000*
mystic heroes*
naruto shippuden ultimate ninja 5* 
naruto ultimate ninja 2* 
spiderman - web of the shadow* 
need for speed - most wanted - black edition* 
need for speed underground 2* 
neo contra* 
neo contra*
operation air assault 2*
obscure 2* 
one piece* 
ougon kishi garo* 
pac man fever*
pac man world 2*
panzer elite action - fileds of glory* 
pilot down - behing enemy lines* 
pimp my ride* 
pinball – hall of fame 2 – willians collection* 
pirates – legend of black buccaneer* 
pitfall – the lost expedition* 
playboy* 
pochinya* 
pool paradise* 
pop cap hits - vol 1* 
pop cap hits - vol 2* 
pride – gran prix 2003* 
pride f. c.* 
prince of persia – the sands of time* 
prince of persia – the two thrones* 
prince of persia – warrior within*
pro rally 2002*
project eden* 
project snowblind* 
psikyo collection 2* 
psikyo collection 3* 
psyvariar – ultimate edition* 
psyvariar 2 – ultimate final* 
puyo puyo! 15 anniversary* 
puyu puyu fever 2* 
puzzle quest warlords* 
q-ball – billard* 
racing simulation 3*
ratchet & clank - size matters*
raiden 3* 
rainbow six 3* 
rayman 3 - hoodlum havoc* 
rayman raving rabbids* 
red dead revolver* 
red ninja – end of honor* 
resident evil - gun survivor 2 - code: veronica* 
return to castle wolfenstein - operation resurrection* 
rez* 
ridge raver 5* 
rogue ops*
ruff trigger: the vanocore conspiracy*
rpg maker 3* 
rs 2 - riding racing* 
rygar – the legendary adventure* 
samurai spirits: tenkaichi kenkakuten* 
saint seyia hades*
saint seyia sanctuary* 
sega ages 2500 - bonanza brothers* 
sega ages 2500 - columns* 
sega ages 2500 - decathlete collection* 
sega ages 2500 - dinamite deka* 
sega ages 2500 – fighting vipers* 
sega ages 2500 - gain ground* 
sega ages 2500 - golden axe* 
sega ages 2500 - gunstar heroes - treasure box* 
sega ages 2500 – memorial selection* 
sega ages 2500 - monaco gp* 
sega ages 2500 – monster world collection* 
sega ages 2500 - out run* 
sega ages 2500 – out run* 
sega ages 2500 – panzer dragon* 
sega ages 2500 - phantasy star generation 1* 
sega ages 2500 - phantasy zone* 
sega ages 2500 - puyo puyo perfect set* 
sega ages 2500 - sega memorial selection* 
sega ages 2500 - space harrier* 
sega ages 2500 – tetris collection* 
sega ages 2500 – the last bronx* 
sega ages 2500 - virtua fighter 2* 
sega ages 2500 – virtua vighter 2* 
sega rally championship 95* 
serious sam - next encounter* 
shadow of the colossus* 
shadow of destiny*
shark tale*
shijou saikyoo no deshi kenishi – capcom* 
shin goketujii ishizoku* 
shinobi*
silent hill - origins *
silent hill – shattered memories* 
silpheed – the lost planet* 
simple 2000 – lovestar upper boxing* 
snk arcade classics - vol. 1* 
snk vs capcom 2* 
snk vs capcom chaos* 
socom - u. s. navy seals - combined assault* 
socom - u. s. navy seals* 
space invaders anniversary*
spawn armaggedom*
spectral X generation* 
spiderman - friend or foe* 
spiderman - the movie* 
spiderman - ultimate spiderman* 
spiderman 2*
spiderwick chronicles*
splinter cell - double agent*
splinter cell - pandora tomorrow*
spy hunter - nowhere to run* 
spy hunter*
spyro - a hero's tail*
spyro - the eternal night*
ssx 3* 
star soldier* 
star wars - bounty hunter* 
star wars - episode 3 - revenge of sith* 
star wars - jedi starfighter* 
star wars - the clone wars - republic heroes* 
star wars - the clone wars* 
star wars - the force unleashed* 
stolen* 
strawberry shortcake – sweet dreams* 
strikers 1945 2* 
strikers 1945* 
shinobi* 
superman - shadow of apokolips* 
sunsoft collection* 
super bust-a-move 2* 
super dragonball z* 
super monkey ball adventure* 
taito legends 1* 
tank elite* 
taz wanted* 
teenage mutant turtles ninjas*
teenage mutant turtles ninjas - smash-up*
tekken tag* 
tetsujin 28-go! (gigantor go!)* 
the history channel - battle for the pacific* 
the history channel - civil war - a nation divided* 
the king of fighters – 2000* 
the king of fighters – 2001* 
the king of fighters – 2002* 
the king of fighters – 2003* 
the king of fighters – 2006* 
the king of fighters – 94* 
the king of fighters – 95* 
the king of fighters – 96* 
the king of fighters – 97* 
the king of fighters - maximum impact* 
the king of fighters – neo wave* 
the mummy*
the mummy 3*
the punisher* 
the rumble fish* 
the simpsons game* 
the thing* 
the scorpion king - rise of the akkadian* 
thunder striker – operation phoenix* 
time crisis – crisis zone* 
time crisis 3*
tokyo road race*
tomb raider – underworld*
tomb raider - angel of darkness*
top spin - tennis*
toy Story 3*
trizeal* 
true crime - streets of los angeles*
turok evolution*
ufc trowndown* 
ultimate aliance 2* 
ultimate board game collection* 
ultimate mind games* 
ultraman rebirth* 
unreal tournament* 
up - disney pixar* 
vampire - darkstalkers collection*
vampire night*
viewtifull joe 2*
virtua fighter 4 – evolution* 
virtua fighter 4* 
virtua tennis 2* 
v-rally 3* 
warhammer 40000 - fire warrior* 
way of the samurai 2* 
way of the samurai* 
winning eleven 10* 
winning eleven 10 + bomba patch 50*
winter sports - next challenge 2*
woody woodpecker – escape from buzz buzzard park*
wolrd championship pool 2004*
world snooker championship 2007* 
world super police* 
world war zero – iron storm*
wrc - world rally championship*
wreckless - the yakuza missions* 
ww2 - tank battles* 
xii stag* 
x-men – next dimension* 
x-men origins – wolverine*
yakuza fury*
zatch bell!* 
zero pilot* 
zone of the enders – the 2nd runner*

339 comentários:

  1. Obrigado pela dica eu entendi melhor aqui do que no youtube

    ResponderExcluir
  2. Fala ae mano, tava na hora de vc cria um blog no blogspot hem. hdfree é uma merda...
    Bem nao to aqui pra falar sobre hdfree. Gostei muito do tuto, vlw. Sou adm do blog http://www.downspv.co.cc/.

    ResponderExcluir
  3. Opa! Estou com um problema com arquivos do mesmo nome.

    Seguinte: você ensina dando o exemplo da pasta SOUND. Porém o meu problema é com ARQUIVOS iox, mais especificamente com o arquivo sio2man.irx que se encontra na raiz de 2 dos 3 jogos que estou colocando no projeto.

    Tentando fazer da mesma maneira que você ensinou para pastas, na hora de usar o Hex ele não encontra o caminho do "sio2man.irx" no executável do jogo que eu modifico o nome do IRX.
    Como faço? :~

    ResponderExcluir
  4. Sedan me perdoe a ignorância mas não consigo abrir o ebook http://www.4shared.com/file/qdRyIVy2/Mau_-_Empresrio_do_Imprio_-_Jo.htm&showComments=true#firstC.
    Fiz o download.
    Qdo mando extrair fala q o arquivo esta corrompido, como eu gostaria muito de ler esse livro, há possibilidade de vc me ajudar?
    No mais.
    Obrigada pelo blog.
    M.Pires.

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a sua boa vontade em passar seu conhecimento aos outros,eu estou tentando passar o jogo Quake3 de cd pra dvd,espero que esse tutorial seja util..
    abçs

    ResponderExcluir
  6. @Raphael Carvalho

    Entendi sua dúvida.

    Em vias de regra, o procedimento deveria ser o mesmo: alterar o nome do arquivo e o path no executável com o editor hexadecimal.

    Mas o problema aí é o tipo de arquivo. Já notei que, para arquivos .irx, (sio2man, padman, mcman, etc) geralmente não constam paths no executável, somente para o diretório (se houver) em que eles se encontram.

    Quando esses arquivos se encontram na raiz, o caminho para eles poderá estar em qualquer outro arquivo do jogo, o que na minha opinião, torna inviável o trabalho de encontrá-lo e depois de tudo, correr o risco de o projeto falhar.

    Vale lembrar que, nunca tive sucesso em algum projeto, alterando o nome de algum arquivo ".irx", mesmo que constando dentro de algum diretório.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Sedan...ainda vi tua resposta via email...Então você sabe me dizer como eu faço? :P
    Então desisto de colocar um dos jogos e busco outro, é o melhor né?

    ResponderExcluir
  8. @M. Pires

    Mauá - O Empresário do Império

    Baixei o arquivo e descompactei normalmente, utilizando a senha "hotplug" - sem aspas.
    Recomendo instalar a ultima versão do 7Zip e/ou baixar o arquivo novamente.

    7Zip:
    http://baixaki.com.br/download/7-zip.htm

    ResponderExcluir
  9. Olá, vi um dvd multi PS2 com emuladores do neogeo, mame, snes, megadrive gostaria desse tutorial de criar tal dvd, pois vi em uma lan de games...

    ozimar.reis@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. @Raphael Carvalho

    Infelizmente, Rafa, acho melhor você trocar um dos games do seu projeto.

    ResponderExcluir
  11. É, fazer o que né? :P
    Peguei outro jogo e não é que o fdp tbm tinha o IRX igual? Fiquei MUITO puto! KKKKKKKK
    Acabei baixando outro e deu tudo certo...Valeu por ter tirado as dúvidas, abraço! :)

    ResponderExcluir
  12. Muito bom cara, queria te dar os parabéns por esse tutorial está muito bom.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Pô parabéns pelo tutorial muito bom mesmo e bem explicado, não tem erro.
    Vlw.

    Douglas Marx

    ResponderExcluir
  14. O que eu faço quanto ao tamanho dos jogos? Só posso criar multidvds com jogos que tenham tamanhos pequenos para que caibam dentro do dvd?

    ResponderExcluir
  15. @ Jorge Gomes

    Sim, a ideia é exatamente esta. Existem dezenas de games que não aproveitam totalmente a capacidade de um DVD. Na net, você pode encontrar projetos com até 16 jogos num único DVD.

    ResponderExcluir
  16. Eu criei o meu multidvd por esse tutorial mas eu estou com medo de gravar o dvd e não dar certo, por que eu testei ele no meu pcsx2 e não funcionou, quero dizer que todos os multidvds com o multiloader não funcionou, como faço para deixar o multiloader compativel com pcsx2.

    ResponderExcluir
  17. @ Anonimo

    Deixe sempre ao menos um nick/apelido para saber a quem me dirigir em respostas!

    Atualize o seu emulador de PS2 para uma versão mais recente. Não é o MultiDVD que não é compativel com o emulador e sim ao contrário.

    Recomendo, por este motivo, gravar seu projeto num DVD regravável. Somente após verificar o sucesso de seu projeto, você deverá gravá-lo num DVD virgem definitivo.

    ResponderExcluir
  18. Desculpe por deixar em anônimo, mais o problema é que no meu lugar não vende-se dvds regraváveis e o meu ps2 não aceita.

    ResponderExcluir
  19. @Laurrant

    Você encontrara um DVD-RW (DVD regravável) em qualquer grande hipermercado, como Carrefour ou Extra. Deve ter algum aí perto de vocÊ. Se bem que, se é como você disse, que seu PS2 não lê DVD-RW, nem adianta.

    Sobra então a opção de baixar uma versão mais recente do emulador de PS2. Utilizo a última versão, a 0.9.8 sem problemas com os meus multiDVDs.

    Baixe no site oficial no link abaixo:
    http://pcsx2.net/downloads.php

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  20. O meu pcsx2 é o 0.9.8 e não está funcionando, e o meu pc é windows 7 Ultimate 32 bits tem alguma configuração que ajude.

    ResponderExcluir
  21. @Laurrent

    Opa!
    Acabei de uplar na postagem de DOWNLOADS a minha versão do emulador PCSX2, com minhas configurações e mais 8 bios no pacote.

    Utilizo-o no WinXP SP3.
    Baixe e veja se você tem sucesso com ele.

    Infelizmente, não sei lhe informar se existe alguma configuração específica para Win7.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  22. Cadê as configurações, veio só o emulador,bios,plugins, mas as configurações .ini.

    ResponderExcluir
  23. @Laurrant

    Pô, amigão... esta dentro do diretório "ini" na raiz do pacote do emulador ¬¬

    ResponderExcluir
  24. A não está não, mas esquece vou gravar no DVD, eu tenho certeza que vai dar certo, mas me diz uma coisa, como você consegue compactar os jogos de 600MB e deixar em 4MB qual a configuração, me diz por favor.

    ResponderExcluir
  25. A configuração está dentro do diretório "inis". O nome do arquivo de configuração é "SPU2-X.ini", procure lá!

    Quanto a compactação que mencionou, os únicos games que consigo uma supercompactação são com os Rips do PSX. Neste caso, substituo os videos e musicas dos jogos, por arquivos "vazios" para não alterar a configuração da imagem ISO.

    Esses arquivos, como são "vazios", podem ser supercompactados resultando num pacote minusculo que pode ser facilmente uplado e baixado da net.

    Em breve, farei um tutorial explicando o procedimento bem como disponibilizarei centenas de links para games ripados de psx.

    Aguarde.

    ResponderExcluir
  26. Obrigado, mas faça também um tutorial de como ripar jogos de psx e ps2, pois procurei na net e não achei nada.

    ResponderExcluir
  27. Muito Bom o Tutorial !
    Muito Bem Expljcado !
    Valeu !

    ResponderExcluir
  28. Cara extrai um jogo em iso e ele é mais qe 6GB quando eu vou gravar pelo dvd decrepty da um erro qe o jogo é maior qe o tamanho dvd... como resolvo esse problema ?? até mais

    ResponderExcluir
  29. @Anônimo

    Deixem sempre um e-mail e nome para contato para serem avisados de comentários para suas postagens!

    Amigo, aparentemente você baixou uma ISO de um DVD9 que tem a capacidade de 8.5G, ou seja, ela não caberá num DVD5 que tem a capacidade para apenas 4.5G.

    Você terá que adquirir um DVD9-RW para gravar essa iso. Você encontrará esta midia em lojas de informática e grandes papelarias como Kalunga, por exemplo.

    O procedimento de gravação é o mesmo. Não tem novidades.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  30. Naum consigo abrir os akivos do download

    Aparece a seguinte mensagem:
    O arquivo está em formato desconhecido ou danificado!
    Poderia me dizer oq faço?

    ResponderExcluir
  31. @Anonimo

    Olá, Anonimo! - Que nome estranho ¬¬

    Que arquivos?
    O das ferramentas para montar o MultiDVD?

    O pacote foi baixado dezenas de vezes sem problemas. Acredito que você tenha baixado corrompido. Baixe-o novamente.

    Utilize 7Zip para descomprimi-lo.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  32. Olá, gostava de saber como posso saber se o jogo ta me PAL ou em NTSC?

    ResponderExcluir
  33. @Anonimo

    Se a ID do game for uma dessas 2, o game é em PAL:
    SCES, SLES

    O resto, é em NTSC:
    SLUS, SCUS, SLPM, SLKA, SLPS, SCKA

    Abraços.

    ResponderExcluir
  34. Sendan75 ainda estou com duvida no MultiDVD, mas está aqui os arquivos dele para baixar: http://www.4shared.com/file/yWn0BxYO/Snes_Station__Pgen.html -> é só criar a imagem e testar para ver se está funcionando.

    ResponderExcluir
  35. Me avise se está funcionando ou não.

    ResponderExcluir
  36. @Laurrant

    Olá, amigo! O tempo ta curto pois estou em época de provas e entrega de trabalhos e não tive tempo de testar em DVD e nem de verificar porque não funcionou no emulador.

    Montei a estrutura deste projeto pra você.
    Este está funcionando no emulador e certamente não haverá problemas em funcionar em DVD.
    Apenas acrescente as roms.

    ESTUDE A ESTRUTURA!

    Baixe aki:
    http://www.mediafire.com/?qa867c2pkutckqv

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  37. Ficou ótimo, mas me diz uma coisa, foi você que fez aquele menú de seleção dos jogos?(eu vi seu nome no menú), se foi me diga o nome do programa que faz.

    ResponderExcluir
  38. @Laurrant

    Opa!
    Usei o editor hexadecimal, amigaum, O procedimento é o mesmo que pra editar as IDs.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  39. O programa enbaixo do meu nariz e nem vi, mas tem programa mesmo que possa editar as imagens do menú(não as imagens dos jogos, é o plano de fundo do menú) e colocar músicas, se existir me avise.

    ResponderExcluir
  40. Para editar as fotinhos dos games, você pode usar qualquer editor de imagens.
    Eu recomendo o PhotoFiltre.

    Os ícones do menu tem que ter 130x155 e o background 512x512. Isso é em pixels.

    Baixe o Photofiltre no baixaki.com.

    Não sei se é possível colocar musicas no menu. Acho que não.

    ResponderExcluir
  41. Fiz do jeito que você disse e ficou massa eu coloquei a foto de sonic como background mas só aparece na hora de carregar o jogo, eu coloquei os jogos de SNES, Mega Drive e NES. O tutorial ajudou muito, quando tiver tempo, crie um tutorial ensinando a ripar jogos de ps2 para caber muitos em um MultiDVD.

    ResponderExcluir
  42. @Laurrant

    Opa! Vlaeu ter voltado aki pra relatar seu sucesso!
    Desejo que tenha sucesso em muitos outros projetos!

    Acredite se kiser, sobrou um time e to trabalhando em mais alguns projetos aki...

    Tenho mais de 30 imagens no HD e preciso fazer uma limpeza.

    Vou ver o que consigo botar num MultiDVD pra utilizar uma meia dúzia de midias que tenho aki, e o resto vai ter que esperar eu ter grana pra compra mais DVDs :)

    Abraço.

    ResponderExcluir
  43. E aí sedan75, gravei o MultiDVD no DVD, coloquei no meu ps2 e pegou direitinho, sem nenhum erro, antes de gravar eu também adicionei o HD Loader, UlaunchELF e o PS2 Media, obrigado pelo tutorial, esse foi o unico tutorial que me ajudou muito. Se lembre de criar um tutorial de ripar jogos de ps2, para ceber pelomenos uns 10 jogos em um MultiDVD.

    ResponderExcluir
  44. @Laurrant

    O que?! HDLoader? UlaunchELF? PS2Media? E tbm os jogos? Tudo junto? Você tá ratão, hein, cara!

    Obrigado por vir aki e relatar seu sucesso!

    Acabando as provas, vou ver se sobra um time pra descobrir como ripar os games do PS2 e na sequencia, faço um tuto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  45. não to conseguindo os jogos não tem arquivos iguais e eu faço tudo certo no ps2 aparece só ps2 multiloader e fica travado o q faço

    ResponderExcluir
  46. @Anônimo

    Tenho prazer em ajudar. Mas peço que utilize pontuações nas suas perguntas. Ou não vou conseguir te entender, ok?

    Aparentemente, se eu consegui te entender, há algo errado com o arquivo .xml. Confira-o novamente.

    Dê mais detalhes do seu problema.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  47. Seu tutorial é muito bom amigo + um pouco complexo pra meros mortais como eu! kkkkkk ! tentei durante muito tempo e não conseguir patchear o Mortal Kombat Trilogy do ps1 pra rodar no ps2! se vc puder disponibilizar um link no seu site com esse jogo já modificado eu agradeço! obrigado

    ResponderExcluir
  48. @Anônimo

    Bem, se você tiver um ps2 desbloqueado, poderá rodar games de PS1 sem problemas. Basta inserir no console.

    Agora, se tentou patchear para colocá-lo em DVD, sem chance...

    O PS2 não roda games do PS1.
    Não existe no mundo, um PS2 que rode games de PS1!

    O que acontece, é que na verdade, o console do PS2 são 2 video games, ou seja, ele tem um PS1 embutido, que compartilha controle, video, audio, drive de discos, etc...

    Como não existem games de PS1 em DVD, não é possível gravar games de PS1 em DVD pra rodar no PS1.

    Dê uma olhada no FAQ no fim do tutorial para mais detalhes.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  49. Hum... agora sim tudo faz sentido! rsrs ! não sabia que não era possível passar os jogos de ps1 pra rodar no ps2! obrigado pela ajuda amigo! abraço

    ResponderExcluir
  50. será que o dragonball budo3 e budoteic3 junto roda no multiloder

    ResponderExcluir
  51. @Anonimo

    Favor deixar um nome ou nick para futuras postagens.

    Não testei com esses games. Teste aí pra gente e poste o resultado.

    Acabei de atualizar a postagem com uma lista de games que aceitaram multiDVD nos meus projetos. Está no final do FAQ. Dá uma conferida lá.

    Abs.

    ResponderExcluir
  52. meu nome é clemilson e eu gravei dois num so dvd mas so aparece dvd video no meu ps2 e os jogos que coloquei farão dois da lista blood roar e o zacht bell me ajuda awe

    ResponderExcluir
  53. o ultra iso so pode ser usado se pagar?

    ResponderExcluir
  54. @Clemilson

    Você precisa dar mais detalhes do problema.

    Como assim "aparece dvd video"? Por acaso o seu PS2 está "confundindo" o seu projeto com um DVD de Video?

    Seu PS2 está desbloqueado para jogos alternativos? Que MOD foi aplicado? Matrix? Thunder pro? Infinity? Outro?

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  55. @Anonimo.

    Favor deixar um nome ou apelido para respostas.

    O UltraISO é um programa pago, sim.

    Mas a versão que disponibilizo no pacote já tem um arquivo texto com o numero do serial.
    Basta instalar e em seguida inserir o serial.

    O UltraIso pode ser usado sem o serial, mas ele vai criar imagens de no máximo 300MB.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  56. BOM, GOSTEI MUITO DO TUTO MAS TENHO UMA DUVIDA. CASO EU QUERA COLOCAR JOOGOS DE PS1 USANDO ESSE PROCESSO PARA ELE RODAR NO PS2 EU POSSO?

    ResponderExcluir
  57. @DEIVISON

    Ôpa!
    Então... esta é a pergunta que eu mais respondo, he, he, he, he...

    Não é possível. Não existe no mundo um PS2 que rode games de PSX. O que acontece é que o console do PS2 são na verdade 2 video games: o próprio PS2 e um PSX integrado que compartilham audio, video, controles, memorycards, leitor de discos, etc...

    Qdo você põe um CD de PSX no PS2, o sistema integrado do PSX é "ativado". Como não existem DVDs de PSX, este sistema do PSX não é "ativado" ao inserir um DVD mesmo contendo games de PSX.

    É realmente uma pena.

    A única maneira de um PS2 rodar um jogo de PSX, seria através de emulador. Mas, como existe o sistema de PSX integrado no console, não houve interesse em desenvolver este emulador.

    Veja mais detalhes sobre isso no FAQ no fim do tutorial aí acima.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim existe um ñ muito conhecido emulador psx para ps2.para rodar jogos ps1 a parte de um pem driver ou qual quer ou dispositivo de armazenamento

      meu face book tailson.rb8@gmail.com

      Excluir
  58. Sedan75, tenho que admitir que seu tutorial está muito bom mas precisei usar outros para ter informações adicionais como outras limitações do ML (são muitas!) e programas alternativos para a edição dos jogos. Não estou dizendo que está ruim (até porque foi o mais útil)... só dizendo que pode ficar melhor.

    E mais, gostei tanto da idéia de criar um DVD com vários jogos e aplicativos que fui mais a fundo e descobri um outro MultiLoader 10x mais poderoso do que este mas também 20x mais complicado de se usar... o "Ultimate $ony Multiloader". Dá pra por vídeo de abertura, vídeo no plano de fundo, editar a música do menu e parece também que não há jogo que seja incompatível (graças à função "flash=xxx"), sem contar várias outras funções que estou descobrindo ainda! o_O"

    Neste momento estou usando (ainda) seu tutorial para a organização dos jogos (malditas LBAs!) mas eu realmente recomendo você pesquisar sobre esse "Ultimate $ony Multiloader". Ah, e muito obrigado pelo tuto. :D

    ResponderExcluir
  59. Muito bom o tutorial, a lista de compatibilidade também foi uma ótima idéia... mas poderia por favor especificar os Region Codes dos jogos?

    Ex.: Z.O.E. - The 2nd Runner Special Edition [SLES_511.13]

    ResponderExcluir
  60. legal seu blog agora vai uma dica muda a cor da letra em vez de verde coloca branca pois o verde cansa a vista e fica meio fora de foco

    ResponderExcluir
  61. @CB

    Ôpa! Beleza?

    Bem, esse tuto já tem um tempo. De qualquer forma, eu ainda não tinha ouvido falar desse Multiloader da Sony! Certamente vou pesquisar sobre ele. As opções que você diz que ele suporta, são bem interessantes, já me imagino criando MultiDVDs "profissionais" :)

    Agradeço a dica! Vou procurar informações sobre esse aplicativo, certamente. Se tiver sucesso na utilização dele, por favor compartilhe conosco!

    Obrigado pelo comentário superpositivo!

    Bons estudos, e bons projetos!

    ResponderExcluir
  62. @Anonimo

    Deixe um nome ou nick para resposta, por favor!
    "Region Codes"?!

    Seria isso o que você ker?
    SLES=PAL EUROPEU
    SCES=PAL EUROPEU
    SLUS=NTSC AMERICANO
    SCUS=NTSC AMERICANO
    SLPM=PAL JAPONES

    Você não vai precisar saber disso para patchear seus projetos. Só se são em PAL ou NTSC.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  63. @Anonimo

    Por favor, deixe um nome ou nick para respostas! :)

    Mudar a cor da letra? Do Blog?
    Bem, a letra verde no fundo preto é uma característica da HOTPLUG há tempos.

    De qualquer forma, prometo analisar com carinho sua sugestão.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  64. Não, não. Eu sugeri o "Z.O.E. - The 2nd Runner Special Edition [SLES_511.13]" porque tem jogo que muda muito de versão para versão. Por exemplo, NeoGeo Battle Coliseum japa tem Netplay mas os outros não. Isso significa muito mais arquivos (módulos) e eu não sei se o ML carrega IORPR e DNAS ao mesmo tempo. (o UML eu sei que sim)

    ResponderExcluir
  65. Sedan75, xô te explica sobre o UML. Antigamente a Sony distribuia DVDs com jogos Demo, videos e até aplicativos (ELFs) tanto na revista oficial (Official PlayStation Magazine 2) como também junto com os consoles "velhos" (modelo Fat).

    Os arquivos de configuração desses DVDs são encriptados mas algumas vezes os programadores se esqueceram de deletar o programa que desencriptava os mesmos... o poderoso "CONFIG.EXE". Ah, e é importante ressaltar que em algum momento de 2004 mudaram a criptografia dos "CONFIG.DD2" então nem adianta insistir no "CONFIG.EXE" nesses.

    Este é o tópico "oficial" do UML onde uns caras tentaram durante semanas (e conseguiram) desvendar alguns segredos desse Multiloader incrível! (precisa se registrar pra ver e baixar os arquivos)
    http://www.alucard.cc/forums/index.php?topic=1667.15

    Obs.: tem um pacotão de downloads nesse tópico aí (não lembro a pag) com vários DVDs com essas demos ripados (de 2003 à 2006 se não me engano) e existem 2 versões desse UML q eu fiz questão de dar nomes e descrever aqui.

    UML "Full" (SCEE_DD.ELF = 1,62 MB)
    Interface um pouco pesada com direito a video de plano de fundo e talz. Pode travar se o vídeo for pesado demais ou ter muitos itens na lista.

    UML "Lite" (SCEE_DD.ELF = 2,36 MB)
    Pesa mais do que o outro mas a interface é mais simples e fácil de se personalizar, você também pode por mais de 10 itens sem se preocupar já que você pode separar os itens em grupos, como se fossem sub-menus.

    Aqui um exemplo do U$ML "Full" em ação: http://www.youtube.com/watch?v=wdqVT2_xkrM

    Então, você faz o tutorial ou eu? xD

    ResponderExcluir
  66. ola mano foi uns dos melhores tuto que ja li nada daquilo de enrolar vc foi no ponto X mesmo ai quando tiver mais tuto assim manda para mim add meu msn ai [flaviofurracap@hotmail.com kkk foi uns dos melhores ou devo falar foi o melhor ate hoje valeu

    ResponderExcluir
  67. @Anônimo

    Puts, amigaum... Neste caso, só testando, hein.

    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  68. @CB

    Grande explicação, cara!
    A SONY vacilou, os caras quebraram! uahuahauhauh.....

    Vi o video, fica um menu muito louco!
    Preciso de um tempo para estudar melhor este Multiloader da SONY. Acho que em janeiro será possível.

    Quem sabe trabalhamos juntos nisso!

    Abs.

    ResponderExcluir
  69. @Victor

    Valeu, cara! Depois de montar seus projetos, volte aki pra comentar seu sucesso!

    Abs.

    ResponderExcluir
  70. @Flavio(Anônimo)

    Pow, cara! Valeu!
    Espero que te auxilie com sucesso em muitos projetos!

    Abs.

    ResponderExcluir
  71. Excelente tutorial. Gostaria de aproveitar e perguntar se voce sabe se tem como fazer para um ps2 slim reconhecer um hd externo usb e rodar os jogos diretamente a partir de isos dentro dele?
    Valeu

    ResponderExcluir
  72. @rgiaco1st

    Jã executei esse procedimento com sucesso num pendrive!
    Acredito que funcione tbm em HD, se ele for reconhecido pelo PS2.

    Procure por USBExtreme no Google, ou acesse ao link abaixo:
    http://www.hardmob.com.br/threads/370557-USBAdvance-Como-jogar-por-HD-no-seu-PS2-Slim-Tutorial-e-Lista-de-Jogos

    Boa sorte!


    USBExtreme

    ResponderExcluir
  73. Sedan75 o que eu mais achei interessante nesse tutorial, foi a parte que existe projetos com mais de "10 jogos em um dvd", tive a certeza que existe na casa do meu primo, ele tem um CD (Preste atenção é CD, não DVD, é CD)com 10 jogos (tudo jogo JAPA)e da para imaginar se fosse em um DVD serial em torno de 50 jogos ou mais.

    ResponderExcluir
  74. @Laurrant

    Entendi.

    Veja bem, pra montarmos projetos com o estes, temos que nos sujeitar a algumas limitações do PS2, como por exemplo, o máximo de 32 itens na raiz do projeto.

    Existem outras limitações, claro. Mas, ao menos pra mim, a que mais "pega" é esta.

    Se liga nos 3 projetos (Safyrah, Laudicea e Ultimate) com os games do neogeocd? Então, fiz de tudo pra colocar tds os games num só disco, e não consegui exatamente por causa desta limitação.

    Como vê, nem sempre o obstáculo é a capacidade da midia (cd ou dvd). Certamente, este multiCD que você viu na casa do seu primo teve edições em hexadecimal dos caminhos para determinados arquivos. Assim, é possível diminuir a quantidade de arquivos da raiz ao colocá-los dentro de algum diretório.

    Ótimo 2012!

    ResponderExcluir
  75. Ha ta, agora entendi, depois vou pedir emprestado esse CD a ele para estudar-lo e ver como foi a montagem. Mas como vai o tuto de ripagem de jogos de ps2? Conseguiu fazer alguma coisa? Um feliz 2012 também!!!

    ResponderExcluir
  76. @Laurrant

    Procuro pelo pacote GOW_tools.

    Está muit0o difícil de encontrar. Só encontro 2 links expirados do rapidshare no Google. Será que nenhum Uploader infeliz fez um up espelho desse pacote?!

    O objetivo destas ferramentas é passar GOW de DVD9 para DVD5. Embora não seja este o meu objetivo, pelos tutoriais que encontrei, vejo que, pelo menos uma das soluções para realizar nosso projeto de ripagem, encontra-se numa das ferramentas deste pacote.

    Mas preciso encontrá-lo e baixá-lo, para poder estudar as possibilidades.

    Se tiver sucesso, me informe!

    Abs.

    ResponderExcluir
  77. Andei olhando na net e acho que vi o site (com uma parte do tutorial para criar o dvd na certa ordem de arquivos)com os links que vc disse que estavam expirados (e estavam mesmo), mas por acaso o programa que vc está procurando é o Xpert?

    ResponderExcluir
  78. o meu ultraiso não esta pegando eu acho que tem que pagar para poder converter o arquivo sistem

    ResponderExcluir
  79. eu tenho uma pasta cheia de jogos salvos em formato iso e estou tentando colocar 2 deles em um dvd mas não consigo extrair os arquivos como por exemplo a self o que devo fazer baixa-los novamento em formato rar?

    ResponderExcluir
  80. eu tenho uma pasta cheia de jogos em formato iso e não sei extrair os arquivos como por exemplo a self que é pedido no msystem maker o que faço? depois visitarei seu blog para ver a resposta mas desde já seu tutorial é muito bom valeu

    ResponderExcluir
  81. @Anônimo

    SEMPRE DEIXE UM NOME OU NICK PARA RESPOSTAS!

    Não precisa baixar nenhum game novamente!
    Uma imagem ISO, é um pacote cheio de arquivos.

    O próprio WinRar pode extrair os arquivos de uma ISO. Você pode tbm utilizar o 7Zip.

    Após ter um desses 2 programas instalados, basta clicar com botão direito sobre a ISO e selecionar "Extrair Aqui". Pronto!

    Certifique-se de ter espaço no HD para a extração dos arquivos.

    Abs.

    ResponderExcluir
  82. @Animes_10

    Você está utilizando o UltraISO do pacote que indiquei para ser baixado?

    Se sim, você registou o aplicativo com o serial incluso no arquivo texto dentro do pacote?

    Se não registrar o seu UltraISO, não conseguirá criar projetos maiores que 300MB.

    Abs.

    ResponderExcluir
  83. @Laurrant

    Cara, já se perguntou por que é tão difícil encontrar alguma coisa sobre ripagem de games de PS2?

    Acho que a resposta é: Porque não compensa!

    Bem, pelo menos EU cheguei a esta conclusão.

    Encontrei o pacote de ferramentas do GOW. O programa o qual me referi é o "PSSdown". Este programa reduz a qualidade dos videos do PS2.

    Consegui reduzir à quase 10% o tamanho de alguns videos. Esta ferramenta é uma das responsáveis por auxiliar a reduzir o tamanho do game God Of War que é originalmente em DVD9 para caber num DVD5.

    Pensei em utilizar este programa para reduzir a qualidade dos videos dos games que colocaria num projeto. Mas ele só reduz a qualidade dos videos no formato ".pps" e nem todos os games possuem este formato de video, e as vezes, os que possuem, já contém poucos videos.

    Um game em CD, por exemplo, se muito tem um video de uns 20 Megas (maximo) com algum logo da introdução. Qual o ganho?!?!?! Nenhum!

    Ou seja, as opções com este programa são limitadas a somente alguns jogos. Somados ao tempo de conversão, encontrar os jogos que aceitem ser "remontados" numa iso, que aceitem edição do hexadecimal caso tenha arquivos com nomes repetidos, ganhar "merreca" de espaço reduzindo alguns videos, tudo isso pra caber 1 ou 2 jogos a mais no projeto, nem vale, cara.

    Talvez exista uma outra forma de reduzir o tamanho de uma ISO, mas eu não conheço.

    Abs

    ResponderExcluir
  84. eu quero saber se pode colocar o jogo que não esta escrito slus , sles , ele esta escrito o nome do jogo por exemplo eu baixei o jogo the king of fighters e ele não esta escrito essas coisas , ele so esta escrito o nome do jogo pode passar para o multiloader assim mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi o KoF que você baixou?! Nunca vi um game oficial de PS2 sem um dos característicos executáveis.

      De duas, uma:
      Ou esse game que você baixou JÁ É UM TIPO DE MULTIDVD;
      Ou o executável padrão está dentro de algum diretório. Neste caso, arraste o System.cnf para o bloco de notas para ver o caminho correto dele.

      Excluir
  85. eu quero saber o que o ps2 vfix fala pal elf eu quero saber o que é pla elf

    ResponderExcluir
  86. como irei saber se ps2 aceita dvd-rw se não aceitar tem como configura-lo para aceitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode procurar na net informações sobre o modelo ou simplesmente gravar uma imagem de algum game em DVD-RW pra testar.

      Excluir
  87. @Sedan75

    Sobre a ripagen de jogos eu encontrei um programa bem legal (nem testei ainda), ele se chama "Rippss", e o unico jogo que tenho da para ripar em torno de 1,35 GB só de videos em PSS, o tamanho original do jogo é 2,35 GB (o jogo se chama Downhill Domination).

    Baixe o Rippss aqui:

    http://sksapps.com/mis/rippss.zip

    Tchau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara! Eu tinha até desistido de tentar ripar os ps2 games.... mas depois das 2 garrafas de vinho que entornei. sabe "comé, né", sexta e sábado é dia de vinho aki em casa - he he he he he - e de - depois que bebo, fico bonzinho, he he he he - perceber que você é um internauta assíduo do meu blog, prometo dar uma olhada nesse programa!

      Valeu mesmo!

      Assim que tiver uma parecer sobre o programa, prometo que de dou um retorno aki!

      Abs!

      Excluir
  88. Acabei de testar o Rippss, para ripar basta arrastar o vídeo para cima do programa e depois vai aparecer um arquivo chamado 0000000.pss e outro chamado .pss.pos, depois é só renomear o .pss.pos para .pss e colocar na pasta original e pronto, o vídeo foi ripado!!! Simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Ainda não tive tempo de testá-lo.
      No caso do PS1, fica um video de 1 segundo no lugar do original (uma seta cinza dando um 360 no canto superior direito da tela). Como fica no caso do PS2?

      Lembrando que o pss tem todas "akelas" regras pra funcionar...

      Abs.

      Excluir
    2. laurrant pode me ensinar como usar ese rippss para ripar jogos ps2? me add ai msn tailson.rb8@gmail.com

      Excluir
  89. Ainda não sei, mas acho que depois de ripado, o jogo pula esse vídeo, pois mesmo o video tendo sido ripado ele ficou com entorno de "127 bytes" de tamanho, acho que é alguma informação que fica no video ripado, para pular direto para o menu do jogo (como outro vídeo de psx que pula para o menu sem aparecer aquela seta cinza).

    ResponderExcluir
  90. OK, me avise se funcionar!!!

    ResponderExcluir
  91. Ola tempos atrás vi esse tutorial e fiz meu primeiro dvd com 2 jogos de play2(Ico e Shadow of the Colossus)... Agora estou tentando gravar outro, sempre antes de gravar eu os testo no emulador, o primeiro jogo abre normal o segundo aparecea tela inicial depois trava, ambos os jogos funcionam... creio q seja um arquivo chamado "data" pois foi o unico q ao tentar modificar com o "Hex Workshop Hex Editor" não reconhecia, ambos os jogos contém esse arquivo, só são diferentes em tamanho, será q poderiam me ajudar a resolver este caso??? desde já agradeço pelo ótimo tutorial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thomas!
      Wellcome back! ;)

      Então, a edição de arquivos funciona da mesma maneira. Você altera o nome do arquivo sem alterar a quantidade de caracteres no nome, e altera o nome do arquivo no caminho para o mesmo no ID do game. Ponto.

      Problemas: Quando se trata de arquivos fica mais complicado, pois outros arquivos (sabe lá quais e quantos) podem tbm ter chamadas para o arquivo que você modificou, diferentemente dos diretórios que, por sua vez, ficam em quase 100% das vezes no arquivo ID do game.

      Já montei projetos alterando o nome de arquivos, mas não me lembro de ter tido sucesso. Falhas, sim, eu me lembro.

      Boa sorte.

      Excluir
  92. Oi cara belz? Parabéns aí pelo tutorial, tá bem explicado. Tô com uma dúvida um pouco diferente e queria saber se pode me ajudar.

    Gostaria de saber como consigo gravar um jogo de play 1 que tenha dois ou mais cds, como por exemplo Final Fantasy VII e passá-los pra DVD; que é um caso um pouco diferente de quando você grava jogos diferentes no mesmo dvd. Espero que possa me ajudar.

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, amigo.
      Infelizmente, o PS2 não aceita games de PSX em DVD. Dê uma lida em maiores detalhes no FAQ no fim do tutorial.

      Abs.

      Excluir
  93. @Sedan75
    Cara, andei lendo uns comentários (só passando) e fiquei interessado nesse GOW_tools, procurei e achei algo no PS2Modz na seção de RipKits, da uma olhada lá. :]
    Mas tipo, vale muito a pena ripar/modificar jogos de PS2 sim, o ExPERT faz quase tudo e é muito simples, não precisa nem de tutorial. Só de se livrar de falsas LBAs tem jogos que já perdem mais de 1 GB. Num pendrive de 8 GBs da pra por mais de 15 jogos facilmente sem ter de extrair conteúdo importante dos mesmos.

    (A propósito, conseguiu aprender a usar o Ultimate $ony MultiLoader? :D)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, GB.

      Sinto muito a demora em responder. A facu não tá deixando tempo pra nada. Os caras começaram já arrancando o couro. Até o fim do semestre estarei só nos ossos! :)

      Ainda não tive tempo de ir atrás deste aplicativo. Mas agradeço o interesse e a dica em compartilhar esta informação. Isso irá interessar muito ao nosso colega Laurrant, que, certamente lerá esta mensagem, irá atras do pack de ferramentas a fim de debulhá-los em tds suas opções! :)

      Excluir
  94. eei grava um cd pra mi porgue nao sei ei vovevai na mi casa e grava o mitinaiti club 3 pra mi

    ResponderExcluir
  95. Ola, amigo nao existe uma forma de criar um dvd de jogos do play1 para rodar no play2, tentei fazer uns projetos, mas falharam, nao roda, e nos jogos do play2 sao poucos os que tem uma mídia inferior a 4 giga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo (Um nome esquisito, mas tem vários por aqui!) :)

      Encare os fatos:
      NÃO EXISTE NO MUNDO UM PS2 QUE RODE GAMES DE PSX!

      O que acontece é que o console do PS2 são na verdade 2 videogames em 1. Existe um sistema PSX integrado no PS2 que é "habilitado" qdo você insere um CD de PSX. Este sistema de PSX compartilha video, som, controles, leitor óptico, slot do MC, etc, com o sistema do PS2.

      E, como não existe game de PSX em DVD, se vc grava um game de PSX em DVD, o sistema integrado de PSX do console não é ativado, e o game não arranca.

      Seria ótimo se fosse possível.

      Dê uma lida no FAQ no fim do tutorial para mais detalhes sobre isso.

      Abs.

      Excluir
  96. Ola, voce da uma dica de onde baixar jogos do ps2, e quais sao os jogos melhores estilo fareheith, deus da guerra, e logico se for possivel, mesmo assim obrigado pela gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo! (mais um de nome estranho...) :)

      Bem, como deve saber, estão pegando pesado em cima da pirataria. Até mesmo o repositório mais conhecido do mundo, o Megaupload e mais 16 sites afiliados, foram fechados pelo FBI. No vácuo, outros vários repositórios mudaram drasticamente o modo de compartilhamento ou deletaram muitos arquivos de seus bancos.

      Isso, com o tempo, vai "normalizar". Mas, vai demorar algum tempo até que ao menos uma quantidade satisfatória de arquivos seja reuplada em outros repositórios, ou seja, não é uma boa hora pra encontrar links para games específicos. Qualquer um que você encontrar hoje, não tenha na coleção, é lucro! :)

      Talvez, ao menos para o momento, você possa avaliar a possibilidade de baixar algo específico via P2P, como por torrent, por exemplo.

      Quanto ao games, neste segmento, recomendo muitíssimo o que pra mim é simplesmente o melhor game de PS2, Shadow of the Colossus. Existem diversos games excelentes neste segmento, como os GOWs, já mencionados por você, mas nenhum, pra mim, supera Shadown of the Colossus.

      O segredo é saber "garimpar" no Google as palavras corretas.

      Encontrei aki o fareheith:
      http://www.mediafire.com/?z7qq0mowabnry

      O Shadow of the Colossus eu tenho no Mediafire:
      http://www.mediafire.com/?pzno2tgu9vxog

      Ainda não tinha divulgado os links.
      Quem se interessar, favor após baixar e jogar, me informar se ocorreu td OK!

      Outra dica é são os blogs nos links abaixo que só hospedam no Mediafire.
      http://themediafire.com
      http://romps2iso.blogspot.com/

      Boa Sorte.

      Excluir
  97. Olá.
    Achei um site legal com vários jogos de PS2, entre outros sistemas:
    http://www.theisozone.com
    É só usar a função "search content", na parte superior direita.
    Creio que isso vai dar uma mãozinha o quanto até que se normalizem os repositórios de arquivos.
    Por razões óbvias, vou me identificar apenas como Anônimo!!
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  98. Sedan75 vou te ajudar sobre os jogos de PSX, um programador chamado ffgriever (acho que é esse o nome dele) está criando um emulador de PS1/PSX para PS2, até agora ele lançou uma versão "alpha" do emulador, chamado PS2PSXe, o emulador só pode ser rodado via USB e HD no PS2, mas atenção!!! O emulador ainda não roda todos os jogos, e o ffgriever não quer que informem BUGs ou jogos que funcionam ou não, mas pelos meus testes aqui os jogos que pegaram ou não no PS2PSXe:

    Moto Racer 2 - com pulos nos frames e bugs na hora de fazer curvas
    Megaman 8 - meio lento em alguns lugares
    Megaman x4 ao x6 - ficam umas linhas na tela mas está jogável
    Megaman Legend 1 e 2 - Nem Roda!!!
    Jogos 3D - nem adianta testar.

    E por aí vai, acompanhe o emulador aqui: http://psx-scene.com/forums/showthread.php?t=64878

    Baixe a ultima versão aqui: http://psx-scene.com/forums/attachments/f164/30527d1316113729-ps2psxe-public-preview-ps2psxe_r188.rar

    O emulador precisa de uma Bios de PSX eu recomendo a Bios "SCPH7501". E de Memory Cards, o emulador já vem com os Memory Cards.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!
      Esta é a única maneira de um PS2 rodar um game de PSX, ou seja, emulando!

      Eu já conhecia o projeto deste emulador. Mas a última notícia que tinha dele é que tinha sido abandonado, por isso nem cheguei a mencioná-lo.

      Embora você tenha feito alguns testes, eu visitei a postagem e, não sei se realmente o desenvolvedor voltou a trabalhar no emulador ou se o internauta ressuscitou o assunto.

      Vamos acompanhar pra ver...

      Excluir
  99. Ei sedan75 eu ia me esquecendo, adiciona aí na lista de jogos que funcionaram no MultiDVD, Need For Speed Underground 2 e Winning Eleven 10, eu fiz o MultiDVD com esses jogos e funcionaram no emulador só falta gravar em DVD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adicionado!

      Valeu :)

      Ah, não esquece de testar no console, beleza?! ;)

      Excluir
  100. OK, esse MultiDVD é para meu primo, ele gostou do NFSU 2 e para não gravar só esse jogo eu adicionei o WE 10, ha e oque o jogo "woody woodpecker – escape from buzz buzzard park" tá fazendo na frente do WE 10??? kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que é um MultiDVD de MultiDVD... he, he, he, he... :)

      Corrigido. Valeu!
      Vou contratá-lo pra fazer o controle de qualidade! :)

      Excluir
  101. Aqui o link do PS2PSXe: http://www.4shared.com/zip/qOzNMrLi/PS2PSXe.html
    O pacote está com as BIOS scph1001.bin e scph7502 e emulador claro...
    Ele é a versão mais recente (rev202), basta extrair para o pendrive e usar o uLaunchELF para abri-lo, no uLaunchELF abra o "ps2psxe-gui-pack.elf", as ISOs tem que estar no formato BIN/CUE e o emulador precisa ser configurado para ter som nos jogos.

    ResponderExcluir
  102. o meu não saiu da tela principal (ps2 multiloader) oque q deu de errado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aparentemente há alguma configuração errada com seu arquivo multi.xml.
      Dê uma revisada nele.

      Obs: Considere também você ter dado a "sorte" de ter utilizado games incompatíveis com multiDVD!

      Dê uma lida na lista de jogos que aceitaram multiDVD no fim do tutorial.

      Abs.

      Excluir
  103. Isso aconteceu comigo também matheusmats, quando fiz o MultiDVD pela primeira vez, Mas isso aconteceu quando eu emulei no PCSX2 para testar, e é que eu fiz do jeito que está no tuto, mas também não foi erro no projeto pois eu tenho um MultiDVD do meu primo (Super Coleção) e também não funcionou no PCSX2 mas funcionou no PS2... Ei sedan75 dá uma explicação porque isso acontece!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Laurrant, no caso do Matheus, acredito que ele se refira com o DVD do projeto no console e não no emulador. Acredito que haja algo errado com o arquivo multi.xml

      Agora, quanto aos emuladores, deve-se sempre encontrar uma versão própria para a arquitetura do processador da sua mákina. Como nem sempre isso é especicado, o jeito é sair testando versões diferentes.

      Excluir
  104. Sobre o PCSX2... Ele é pesado d+, e o unico jogo que vai a toda é o Megaman X Collection, o DBZ sparking Meteor vai a 20.00 FPS, o GTA San Andreas 30.00 FPS, o Herry Potter e o Calice de Forgo só vai a 9.65 FPS e tem jogo que nem roda!!! Nem se TODOS o HACKS estiverem habilitados.

    ResponderExcluir
  105. O problema não é só o emulador ser pesado. O sistema emulado (no caso o PS2) é bastante complexo.
    Tanto que, mesmo a própria Sony ainda não conseguiu fazer um emulador decente de PS2 para o PS3, e eles têm à disposição toda a informação técnica que os programadores de emuladores muitas vezes descobrem na base do chute!!

    ResponderExcluir
  106. não tem como baixar sem usar o ultra iso

    ResponderExcluir
  107. Opa, muito bom o tutorial, gostaria q informasse tambem, se vc puder, a lista dos jogos q não são compativeis, q vc tenha testado e não funcionou. Assim não cometemos o mesmo erro. To pensando em criar um multi DVD dos jogos God Of War e Black, não estão na lista de compativeis, vai ser um risco de uma midia perdida q vou correr, hehe, mas tamos ai .. se acaso vc ja testou esses jogos me informe aki. Agradeço ..
    Parabéns pelo Blog ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris. Valeu.

      Então, postar os jogos que não deram certo é uma ótima idéia, e eu até já havia pensado nisso.

      O problema, é que quando fiz este tuto, já havia testado inúmeros games que não deram certo, mas eu não me lembrava mais os quais. Pra botar só meia-dúzia, nem valeria a pena uma lista.

      De qualquer forma, acredito que você terá sucesso com GOW, já que existem remakes em português feitos por fãs. Não sei informar quanto ao Black.

      Mas, duas dicas importantes são: utilizar um DVD regravável pra testar o projeto ou rodar a imagem do projeto no emulador.

      Atualizei a lista hoje com:
      shadow of destiny*
      crisis evil 2*
      the scorpion king - the rise of the akkadian*

      Meu multiDVD numero 103! :)

      Boa sorte nos projetos!

      Excluir
    2. Tranquilo... dificil lembrar mesmo, vc já tá no 103, caramba, eu nem fiz o primeiro ainda, hehe
      Mas já baixei Crash 3 in 1, multiDVD, se c quizer colocar na lista: Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex,Crash Nitro Kart e Crash Twinsanity, roda legal.
      Vou tentar aki com GOW e Black, numa midia DVD-R mesmo, porq meu PS2 não deve ler DVD-RW, e emulador de PS2 num roda no meu pc. Postarei o resultado aki se deu certo ou não ..
      Valeu pela res...

      Excluir
    3. Opa!

      Beleza, os Crashes já estão na lista.
      Valeu e boa sorte no seu projeto!

      Excluir
  108. Opa ..
    Fiz 2 projetos, com o GOWAR num deu certo, estava corrompido o jogo, a imagem iso tava 1.8 GB, mas qndo emulava ficava em 4 GB. Ai fiz com BLACK, OBSCURE 2, jogos de SNES. Gravei tudo certinho, fui testar no console, travou com tela preta qndo ia aparecer os jogos, ai pensei, ja era. Resolvi gravar outro projeto com o jogo OBSCURE 2 e BOMBAPATCH 50/WE10, ai funcionou. Fiquei cismado c/ o primeiro projeto, ai testei de novo, lembrei q no jogo de SNES, tinha o arquivo INSTALL.CNF, ai tirei o Memory Card do console, liguei de novo e funcionou, o MC não deixava iniciar, acho q por causa do arquivo INSTALL.CNF.
    Agradeço o tutorial... mais jogos pra vc por na lista ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, beleza?

      Conformando então: Obscure 2, Black, e Bomba Patch 50 do WE 10?
      Favor confirmar aí pra eu atualizar.

      Abs.

      Excluir
    2. Blz..
      Isso mesmo, Black, Obscure 2 e Bomba Patch 50 do WE 10 .. Projetos aprovados ..
      Assim q eu baixar mais jogos, e for possivel, farei novos projetos, se tiver algun jogo diferente da lista eu digo aqui..
      Valeu ...

      Excluir
    3. Ôpa!

      Beleza então, Chris.
      Acabei de atualizar a lista com mais estes games que você testou.

      Sucesso em seus futuros projetos! :)

      Excluir
  109. Há como gravar games de PSX em DVD e o PS2 reconhecê-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é a pegunta que mais respondo! :)

      Não, infelizmente, não há.
      Não existe no mundo um PS2 que leia games de PSX!
      Não existe!

      Oque acontece, é que o PS2 tem um sistema PSX "embutido", que, qdo você põe pra rodar um game de PSX, este sistema é ativado. Este sistema de PSX embutido no console, compartilha audio, video, controles, slots, etc, com o sistema do PS2.

      E, como não existem games de PSX em DVD, não é possível fazer o PS2 rodar games de PSX em DVD.

      Obs: Na verdade, existe uma possibilidade: emulando. E, até já existiu (ou existe ainda?) um projeto de um emulador de PSX pra PS2, mas já faz mais de 4 anos que houve a ultima atualização. Já comentamos sobre este emulado alguns comentários acima.

      Abs.

      Excluir
  110. kra! vc é o maximo muito obrigada mesmo pelo tutorial!!!
    parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  111. Olá, alguém já tentou gravar o Megaman X7 e o Megaman X Anniversary Collection no mesmo DVD pra me dizer se deu certo ou não? Obrigado.

    ResponderExcluir
  112. kara vlw esse tutorial e o maximo, mais ñ to falando do jogo q ta no video ñ
    ei e aki tu coloca as imagens a onde?e la na pasta projeto e?

    ResponderExcluir
  113. os arquivos tem que ta em posição certa em relação ao outros aquivos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Não, amigão.
      Diferente dos outros tutoriais que você vê por aí, em que você precisa posicionar arquivo-por-arquivo, neste você "joga" os arquivos na pasta de projeto em qualquer ordem.

      À única coisa que você tem que ficar atento, é em selecionar o arquivo "System.cnf" como "Definir como arquivo de inicialização" quando utilizar o UltraIso.

      Bom trabalho! :)

      Excluir
  114. baixei o yuyu hakusho dark tounament e não pegou em meu ps2 eu olhei os arquivos e vi que ele roda em pal e também não sei se ele é em cd ou dvd sera que com o dvd scan e ps2 v fix da para resolver este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Bem, pelo o que entendi o seu problema não tem a ver com MultiDVD, e sim com uma imagem que baixou da net e gravou em disco, certo?

      Vamos lá:
      DVD ou CD?
      Se a imagem tiver mais de 800MB, certamente é para ser gravada em DVD. Mesmo que não tenha mais de 800MB, o próprio gravador de DVD lhe informará que a imagem deverá ser gravada num DVD.

      PAL ou NTSC?
      Mesmo que o jogo seja em PAL, ele deverá funcionar no seu PS2. A diferença é que a imagem ficará em Branco e Preto.

      DVDScan:
      O DVDScan poderá ajudá-lo a identificar se a imagem do game está em DVD ou CD. Se você optar por converter uma imagem para DVD mesmo que ela já seja para DVD, receberá a informação que a imagem já está configurada para DVD, em inglês, algo como "Already DVD patched", ou algo assim.
      Se conseguir que a imagem seja patcheada pra DVD, então, deveria ter gravado a imagem original em CD. Faça o teste.
      Recomendo utilizar sempre uma cópia da imagem e nunca trabalhar com a imagem original, para evitar danificá-la.

      PS2 V Fix: Não recomendo o uso deste patch. Você poderá ter problemas durante o jogo, ou com saves. Prefira alterar o padrão de cores no menu do MOD CHIP. Como já informei, mesmo que o jogo seja em PAL, o PS2 rodará o game normalmente, mas em Branco e Preto.

      Considere também ter baixado uma imagem corrompida! X(

      Boa sorte.

      Excluir
  115. pode me dizer,se vc souber se tem algum programa para diminuir os megas de jogos ps2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única maneira de "reduzir" um game de PS2, pelo menos a única que nós conhecemos e até já falamos disso aqui, é reduzindo a qualidade dos videos. É exatamente o que é feito com God Of War 1 & 2 que são em DVD9 e foram reduzidos para caberem num DVD5.

      Não fiz testes nem entramos em detalhes a respeito dos métodos mencionados, mas fique a vontade pra dar uma lida nas perguntas e respostas desta seção para localizar sobre o assunto.

      Uns 2 ou 3 programas são mencionados.

      Boa sorte!

      Excluir
  116. oi seus tutoriais são tão bem explicados e ricos em detalhes super completos,parabéns;eu pensei que você poderia fazer um tutorial do game sharck 4 abordando os seguintes topicos se possivel
    como inserir novos codigos,
    como apagar codigos que ja vem no game shark se possivel.
    se podemos inventar nossos propios codgos.
    e como usar as funções do game shark.
    com seu enorme conhecimento aliado a sua forma clara de explicar.bastante pessoas ficariam satisfeitas principalmente eu.abraço e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico agradecido com seu comentário sobre o tutorial.

      Quanto ao GameShark, percebo que sua dificuldade é apenas com os botões.
      Mas, você se acostuma depois que cadastra alguns códigos.

      Não é possível deletar os códigos pré-existentes, mas é possível criar ou invetar códigos de gameshark para seus jogos.

      Não sei se existe um programa para criar códigos. O que sei é que há alguns anos, eu passava noites em claro "inventando" meus códigos pra PSX. Mas era no estilo "enfia um código qualquer e vê no que dá" :) he he he he... Descobria alguns códigos interessantes... Sugiro que faça o mesmo.

      Você também pode inserir códios novos disponíveis no próprio site do GameShark. Basta seguir o endereço abaixo, clicar na versão do GameShark que está utilizando, e na tela seguinte, selecionar a letra correspondente a primeira letra do game para o qual deseja o código. Lá você encontrará tantos códigos, que talvez perceba que é desnecessário ficar tendo trampo de "inventar" seus códigos! :)

      GameShark (PS2):
      http://xs.gameshark.com/xploder/xploderui.asp?a=codes&username=gameshark&tab=gc&s=&c=ps2&uid=&fs=

      Quanto ao tutorial que pediu, pode demorar um pouco. Mas já vai dando uma olhada nesses 2 aki:

      Usando o GameShark:
      http://detonapoint.com.br/noticias/como-usar-o-gameshark-ps2/

      Adicionando códigos no GameShark:
      http://detonapoint.com.br/noticias/como-usar-o-gameshark-ps2/2/

      Boa sorte.

      Excluir
  117. nos meus projetos multdvds a imagen do jogo na abertura do multload não aparece por quê?

    ResponderExcluir
  118. Possíveis causas:

    > As imagens não estão na medida correta de 155 x 130 (pixels);
    > As imagens não estão em .JPG;
    > Você não editou corretamente o arquivo Multi.xml;

    Verifique as tags do arquivo multi.xml estão corretas, se o nome das imagens estão corretos, se não falta ";" no final das instruções, etc... compare com o arquivo "multi.xml" do exemplo do tutorial.

    Boa sorte.
    Ah, sim! Não esquece de me informar os games com os quais teve sucesso pra eu atualizar a lista, belê? ;)

    ResponderExcluir
  119. Parabéns o seu tutorial esta muito bom. Só não entendi uma coisa é que sou novo nestes andamentos é o seguinte quando estamos a editar o ficheiro MULTI.XML este é posto na raiz e trocasse pelo outro que vem com o Multiloader v1.41 ou metesse pasta SCREENS com o nome MULTI.XML.
    Desde já agradeço a seu compreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Na verdade, você deve editar o Multi.xml conforme o exemplo das figuras do passo 7(b).

      Boa sorte.

      Excluir
  120. E PEGA TUDO DEPOIS QUE PASSA PARA ISO PORQUE FICA UMA MISTUREBA DA POXA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem... resumindo é isso mesmo. basta arrastar tudo pra uma pasta de projeto e criar uma imagem ISO com o UltraIso.

      Boa sorte!

      Excluir
  121. queria saber 2 coisas.
    1:estou com o jogo deus ex ele tem apenes 1.28 giga eu queria coloca-lo no multloader com outro jogo mas ele tem 28 arquivos e como a raiz não pode haver + que 32 como faço para deminuir o numero de arquivos da raiz?
    2:o jogo vampire nighit e de apenas 800 mega eu o testo no emulador de ps2 ele roda mas quando faço multdvd ele não roda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1: Bem, amigao, já passei por isso e recomendo alguns "macetes" como colocar os executáveis dentro do diretório MODULES (sem esquecer de editar o Multi.xml), escolher games com mesmo nome de diretórios com conteúdo diferentes, etc...
      Não é muito, mas dá pra ganhar algum espaço.

      2: Não realizei projetos com Vampire Night, sinto muito. Mas tive sucesso com DarkStalkers Collection... Recomendo revisar seu projeto, haja vista que ele rodou no emulador e não no ps2.

      Boa sorte.

      Excluir
  122. tudo bem sedan75,parabens pelo tuto,muito bem explicado,mas não entendi uma coisa,eu faço todo o projeto como no tuto tudo certinho,e gravo no dvd mas quando eu coloco o dvd no play 2 inicia normalmente,mas quando inicia o multiloader escreve um erro assim:"coundn't load multi.xml" eu não entendo pode me ajudar?
    desde ja agradeço


    RNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Veja bem, aparentemente está bem simples o problema.
      O Multiloader está informando que não pode ler o arquivo multi.xml.
      Verifique:

      * se as tags do multi.xml estão corretas;
      * se o multi.xml se encontra no diretório correto;
      * se o nome está correto;

      Utilize as figuras do 7º passo para referência.

      Boa sorte.

      Excluir
  123. se eu quizer fazer um projeto com 3 jogos como faço com o arquivo mult.xml que é para apenas 2 jogos.até agora eu fiz projetos que deram certo com alterred beast e 007 nighit fire,van helsing e hitman 2,black e metal slug collections.desde de já agradeço os exclarecimentos que estão por vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, amigão.

      Você vai editar o seu multi.xml repetindo a tag "item" e "/item" com todas as outras tags entre elas, obviamente, editando-as para um terceiro game, como mostra a 2ª figura do passo 7b.

      Nesta figura, você vê o exemplo para 2 games. Basta incrementar da mesma forma para 3 games ou mais.

      Boa sorte!

      Excluir
  124. kara to loko pra aprender a usar esse ultimate sony multiloader alguem por favor se tiver um tutorial posta o link aki ou no meu face tailson.rb8@gmail.com e tbm do do expert por favos vlw

    ResponderExcluir
  125. e ai sedan75 vim aqui agradecer pela ajuda,era mesmo as tags que eu estava errando,eu consertei e gravei e pegou o jogo direitinho.
    valeu cara muito obrigado


    RNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Fico feliz que tenha tido sucesso, e agradeço ter voltado aki para compartilhar!
      Bons projetos! :)

      Excluir
  126. ola sedan75!

    eu queria saber só mais uma coisinha sobre os jogos no final do tuto.
    os jogos precisão de organização em LBA?
    agradeço antecipadamente!!

    RNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôpa!

      Então, amigão... acontece o seguinte:

      Vários games que NÃO funcionaram utilizando este macete que explico no tutorial, (que resumindo é o de arrastar tudo pra um diretório de projeto e fazer a imagem) também não funcionaram nakeles tutoriais supercomplicados organizados em LBA, então, não perdi mais tempo com eles.

      Mas fica a seu critério.

      Abraço e bons projetos! :)

      Excluir
  127. ai eu fis um multi com os jogos contra e demom etone foi meu 1 projeto presisei mexer com exadecimal mais correu td bem fikaram perfeitos brigadão ai sedan por esse tutorial ate mais vlw

    ResponderExcluir
  128. fala meu amigo sedan,eu queria perguntar uma coisa,quando vc falou no tuto que não pode ter mas que 32 diretorios vc conta com as pasta tambem ou só com arquivos?



    RNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      São 32 "itens", ou seja, incluíndo diretórios (pastas) e arquivos.
      Abs.

      Excluir
  129. e ai sedan,gostaria de fazer uma pergunta,os jogos em cd tem que ser patcheado para dvd,quando patcheamos de cd para dvd,o dvd scan criar um arquivo de texto onde o arquivo esta localizado,eu queria saber se tem que apagar ou não,esse arquivo de texto para colocar junto dos arquivos a serem gravados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os jogos em CD forçosamente precisam ser patcheados para DVD, haja vista que seu projeto será gravado num DVD.

      Pode descartar o arquivo criado pelo DVDScan. É só um arquivo de referência para e criado pelo próprio aplicativo.

      Abs.

      Excluir
  130. e ai sedan,vim aqui relatar mais um sucesso com multi dvd,foi o shadow of the colossus e superman:shadow of apocalipse!!!
    valeu sedan75!!!


    RNA

    ResponderExcluir
  131. Aqui não funcionou, só aparece aquela imagem do MULTILOADER e fica só aquilo, nenhum jogo. Fiz tudo passo a passo, coloquei 3 jogos em pastas diferentes, editei o xml e nada. É só mais um que nem sabe do que ta falando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Fez tudo passo-a-passo" e "colocou 3 jogos em pastas diferentes"?!
      uahauhUAHAUHAUHuahuahuah...

      Sr. Anônimo, sinto muito mas, você sabe ler? Certeza?

      Se trouxer suas dúvidas com humildade e educação, não somente eu, mas certamente todos os internautas que participam desta postagem com seus comentários (positivos) teremos o prazer em lhe ajudar.

      Só não deletei seu comentário porque ele trata-se de uma piada e porque quero que todos os internautas que participam com seus comentários (e principalmente os que já tiveram sucesso) divirtam-se com ela.

      Excluir
    2. Eu não achei graça dessa "piada", já que eu também não consegui fazer com que o multi loader rodasse aqui. Fiz todos os passos do tutorial(menos o do hex, pois não precisou) e não deu certo aqui :/ travou na primeira tela do multi loader também. Eu gostaria que me ajudasse a descobrir onde errei(se eu errei). Eu tentei gravar 3 jogos primeiro, Battle Stadium D.O.N, Marvel Vs. Capcom 2 e Vampire - Darkstalkers Collection(todos de ps1). Depois de um longo tempo notei que quando eu extraia a iso do Battle Stadium, o arquivo era reduzido para mais da metade do tamanho original e não funcionava mais no emulador(esse jogo tinha pasta modules e alguns arquivos iguais aos do marvel vs capcom 2, já que não pegava, e iria me obrigar a mexer com o hex, então decidi exclui-lo do projeto). Continuei só com os outros dois jogos, mas o resultado foi o mesmo, empacou na tela do multi loader novamente. O darkstalkers collection obviamente deve possuir todos seus jogos de ps1 separados em meio aos arquivos, mas funciona como se já fosse um multi loader, quando é executado você deve escolher quais dos jogos você quer jogar, igual no Mario All Stars de super nes.

      Excluir
    3. PS1?!?!?!?

      Amigão, este procedimento é para criar MultiDVDs com jogos de PS2 PARA PS2!!
      Não existe forma de criar MultiDVDs com jogos de PSX para PS2 em DVD!
      Leia mais detalhes no FAQ no fim do tutorial!!

      Excluir
    4. Darkstalkers collection é um DVD. Foi lançado para ps2, é uma coleção que possui todos os darkstalkers de ps1, não há nenhum jogo de ps1 no meu projeto, só de ps2. Minha maior dúvida é: O projeto não rodou no emulador de ps2, isso sempre acontece? Os emuladores são incompatíveis com o multiloader? Se eu gravar em um DVD e colocar no ps2 funcionará? Eu segui o tutorial perfeitamente bem. Tentei explicar certinho aí, não sei como vc não entendeu xD. Vlw, no aguardo da resposta. Esse é um ótimo tutorial, seu blog também deve ser(outra hora me aprofundo mais nele).

      Excluir
    5. Ah, sim! Você diz sobre o remake de ps1 pra ps2.... então ok. Sorry 8S
      É que sempre tem camaradas que insistem em crer que funciona se usar games de psx...

      Bem, a questão do emulador é um pouco complexa. O emulador PCSX2 tem código aberto e com isso, programadores do mundo todo criam suas versões e adáptam para diferentes tipos de arquitetura... isso mesmo, até se seu processador é um Intel ou um AMD conta!

      Nem todos os projetos que eu monto funcionam no emulador. As vezes trava na tela do multiloader. Só o que eu posso garantir é que os games que arrancam no emulador utilizando o multiloader, certamente rodarão no PS2. Isso me evita perder tempo gravando um DVDRW.

      Mas qdo os games do projeto não arrancam, eu gravo um DVDRW com o projeto para ter certeza se eles funcionam ou não no PS2.

      Na seção de Downloads eu disponibilizei a minha versão pessoal do PCSX2 0.98 pra dar uma agilizada pra galera, caso se interessem.

      De qualquer forma, como eudisse varia de mákina pra mákina em uma variedade de requisitos. O jeito é tirar a dúvida num DVDRW mesmo.

      Boa sorte.

      Excluir
  132. Boa tarde ,

    Eu gostei muito do seu tutorial, eu venho lhe trazer 1 dúvida , eu já tentei gravar pelo msystem maker 4 jogos pequenos que possuem pastas semelhantes , a pasta MODULE , 2 deles possuem a pasta PS2 e um arquivo FONT8_8.TM2 em comum, pelo Mystem não consegui obter sucesso na hora de jogar , pelo seu metódo é possível essa junção de arquivos com msm nome ?

    Grato e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Veja bem, é difícil dizer. Você vai precisar de um pouco de "intuição", neste caso, porque nem sempre os arquivos de mesmo nome de games diferentes, são exatamente os mesmos arquivos.

      Lembro-me bem do caso dos games Arkana 1 e Arkana 2, em que uns 2 ou 3 arquivos eram EXATAMENTE os mesmos, ou seja, mesmo nome, mesmo tamanho, dentro de um diretório de mesmo nome, e até a mesma data de criação.

      Neste caso específico, utilizei estes arquivo para ser compartilhado por ambos os Arkanas. Depois de todas as verificações que eu fiz pra supor que os arquivos eram exatamente os mesmos, acrdito, ainda, que dei um tiro no escuro (e acertei! :)

      Além de tudo, note que ambos os Arkanas fazem parte da mesma franquia, ou serja, um é sequência do outro. Se você joga-los, vai perceber que pouco coisa muda entre os dois. Isso também contribuiu para que que acreditasse que o "esquema" funcionaria.

      Qual é a situação destes arquivos em comum dos games que você está gravando? Seguem os padrões que mencionei acima?

      Faça o teste. Neste caso, só testando mesmo.

      Fica a dica.
      Boa Sorte.

      Excluir
    2. No caso os jogos são Battle Stadium DON , marvel vs capcom 2 , capcom vs snk 2 e bloody roar 3 , vai ser meio "dificil" achar arquivos comuns como aconteceu no seu caso dos arkanas , já tentei mudar o nome adicionando 1 caracter diferente e nada mudou .. e MUITOS dos jogos que tenho aqui para serem gravados possuem a pasta module o que me impede de gravar ambos em um mesmo DVD , se você souber algum método ou algo que possa me salvar desse labirinto eu agradeço.

      Excluir
    3. Se você executou com a tenção as instruções do 6° passo, considere a possibilidade de os games serem incompatíveis com o projeto MultiDVD.

      Destes games que você menciona, somente o Marvel Vs Capcom 2 está na lista de compatibilidade.

      Boa sorte.

      Excluir
  133. eai sedan consegui mais um multi dvd,pegou sem falha alguma,são eles: hulk ultimate destruction e dragon ball z infinit word!!! nem precisei mexer em pasta alguma.
    valeu sedan!!!
    quando eu conseguir mais um multi com suçesso eu venho aqui informa-lo.



    RNA

    ResponderExcluir
  134. uhu!! consegui mais um multi dvd são eles: justice league heros e saint seya sanctuari!!!
    mas lembre-se de muadar a versão do multiloader para 1.33 só o justice league heros!! o saint seya não precisa é 1.02 mesmo!!
    valeu sedan75!!!


    RNA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aêêêêê!! \o/

      Coisa linda, hein amigão!
      Considere a lista atualizada com mais estes 2 games.

      Quanto a selecionar as versões do boot, já deu uma lida na postagem do novo Multiloader? ;)

      Abs.

      Excluir
  135. Aí cara, não consegui fazer dar certo, empaca na tela de Multi Loader, mas como andei lendo, pelo que eu entendi, você afirmou que ele funciona em EMULADOR(pcsx2 0.98 aqui). Se eu gravar os jogos no Dvd possivelmente eles irão funcionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não funciona em emulador.*** Aguardo a respota mano '------'

      Excluir
    2. Bem, a questão do emulador é um pouco complexa. O emulador PCSX2 tem código aberto e com isso, programadores do mundo todo criam suas versões e adáptam para diferentes tipos de arquitetura... isso mesmo, até se seu processador é um Intel ou um AMD conta!

      Nem todos os projetos que eu monto funcionam no emulador. As vezes trava na tela do multiloader. Só o que eu posso garantir é que os games que arrancam no emulador utilizando o multiloader, certamente rodarão no PS2. Isso me evita perder tempo gravando um DVDRW.

      Mas qdo os games do projeto não arrancam, eu gravo um DVDRW com o projeto para ter certeza se eles funcionam ou não no PS2.

      Na seção de Downloads eu disponibilizei a minha versão pessoal do PCSX2 0.98 pra dar uma agilizada pra galera, caso se interessem.

      De qualquer forma, como eudisse varia de mákina pra mákina em uma variedade de requisitos. O jeito é tirar a dúvida num DVDRW mesmo.

      Boa sorte.

      Excluir
    3. O PCSX2 está muito mau programado, digo isso por que andei olhando na net as informações do sistema do PS2, e pelo que eu vi, se o PCSX2 fosse programado corretamente até um PC com CPU "Celeron" com uma RAM de 1GB rodava os jogos perfeitamente.

      Eu já andei testando todo tipo de PCSX2 que achei para ver se o Multiloader funcionava e NADA, já testei a versão 0.9.4, 0.9.5, 0.9.6, 0.9.7 Beta, 0.9.8, 0.9.9 SVN r5166, 1.0.0 SVN r5240 e nenhum funcionou.

      Meu PC:

      Notebook HP

      Processador: Intel Pentium Dual Core
      Velocidade do Processador: 2.30 GHz
      RAM: 2GB
      Placa de Video: Mobile Intel Express Chipset Family de 800MB

      E a velocidade do PCSX2 no jogo Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3 é só 43.98 FPS no máximo (habilitando o pulo de quadros).

      Os unicos jogos que vão numa boa velocidade são:

      Downhill Domination: entre 50.00 e 60.00 FPS (com pulo de quadros e Hacks)
      Megaman X Collection: 60.00 FPS (sem hacks, pulo de frames desabilitado)
      Final Fantasy 12: entre 50.00 e 60.00 FPS (com pulo de quadros e Hacks)

      Por isso que digo que deveriam programar o PCSX2 corretamente, pois tem jogo que vai a 60.00 FPS no Meu Notebook.

      E nos requisitos para uma boa velocidade o PCSX2 requer que tenha pelomenos um processador de 3.20 GHz e 4GB de RAM. Dá para notar uma grande diferença!!!

      Excluir
  136. Sedan, parabéns pelo tutorial consegui gravar meus primeiros multidvds graças a vc, entretanto ainda não tenho muita habilidade, eu vi que ICO esta na lista de compatibilidade, mas não conseguir fazer de modo algum o ICO que baixei aqui funcionar sempre trava logo após de escolher "new game" será que você não teria no seu acervo um link de um ICO que esteja funcionando 100%, pois sempre tive vontade de jogar esse jogo mas nunca consigo encontrá-lo funcionando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôpa!

      Aparentemente realmente há algum problema com esta imagem que você tem aí...

      De qualquer forma, você lembrou de patchea-la para DVD para agregá-la em algum projeto?

      Infelizmente não tenho este game hospedado e se eu indicar algum link, pode ser que seja desta mesma imagem "supostamente" corrompida que você tem aí.

      Já experimentou gravá-la em CD pra rodar normalmente no PS2 só para teste?

      Se eu encontrar algum link confiável, te dou um toque.

      Excluir
  137. Sedan75

    É a um tempo atrás voçe postou para Laurrant uma estrura para colocar varios jogos de snes e megadrive eu baixei essa estrutura mas eu não consegui inserir os roms, será que voçê poderia me falar passo a passo como inserir os roms é que sou novo nessas coisas e só entendo o basico de programações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Então, basta inserir as roms na pasta "ROM". Se não existir a pasta, crie uma. Só não me lembro se os emuladores aceitam roms compactadas no formato ".zip". Tem que testar. Boa sorte.

      Excluir
  138. eai sedan,consegui mais um multi dvd com o novo multiloader são eles:naruto ultimate ninja 2 e spiderman web of the shadow!!!
    valeu sedan!!

    ResponderExcluir
  139. he he he he he...

    RNA, você já é praticamente um membro honorário desta seção! ;)

    Lista atualizada!

    Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  140. Sedan

    Eu quero saber como criar arquivos elf?o que colocar dentro deles?e como colocar?

    ResponderExcluir