26 de jul. de 2011

Criando Livros para seu Celular

Quem precisa de um Tablet, quando se tem um celular com Java?!

Isso mesmo! Simplesmente isso! Um celular que aceite Java!

Muitos colegas se surpreendem quando digo que leio meus livros preferidos ou artigos ou apostilas, ou seja o texto que for, no meu próprio celular. Mais ainda, quando informo que tenho dezenas deles empacotados prontos para serem compartilhados via Bluetooth com qualquer outro celular que aceite java!

"Puxa! E um livro cabe inteirinho dentro de um celular?!"

Sim! E não somente 1 livro, mas talvez dezenas desles! Afinal, tratamos apenas de texto!

Por exemplo um título qualquer de Dan Brown não teria mais do que 500kb. Verdade!

As possibilidades são muitas!
O que dizer de selecionar as principais manchetes dos jornais na internet, para lê-las durante o dia? Ou em vez daquele monte de folhas soltas, utilizar o seu celular enquanto se apresenta num seminário? Ou estudar? Ou ainda avançar nos estágios de algum game, auxiliado pelo detonado visualizavel na tela do seu celular?

E se eu dissesse que ainda é possível inserir figuras, mudar a cor e tipo de fonte, mudar a cor de fundo e alterar outras opções no texto? Sim! Como informei, as possibilidades são muitas!


Qualidade do trabalho
A qualidade do seu livro será diretamente proporcional ao seu trabalho. Alias, como em qualquer situação, certo?

Se você tem algum livro com imagens em um texto com muitos diálogos e deseja qualidade, você terá um determinado trabalho. Ainda assim um custo benefício interessante. Uns 20 minutos do seu tempo criando seu livro, poderá lhe proporcionar dias de diversão nos momentos mais singulares, como numa fila de banco, num ponto de ônibus, no metrô, durante uma viagem, [no trono :) ] ,etc.

Mas eu ainda penso que, a grande diferença é não precisar andar com um livro de 300, 400 páginas debaixo do braço!

Agora, se você tem apenas algumas notícias para ler, ou quer ler aos e-mails daqueles seus amigos malas que vivem lhe escrevendo abobrínhas, para que se preocupar com qualidade? Jogue tudo num arquivo texto e crie o pacote de qualquer jeito!

Mãos à obra
Muito bem, vamos deixar de blá, blá, blá e mãos à obra. (Afinal, você pode muito bem selecionar todo este texto para ler mais tarde no seu celular, certo?).


O programa que iremos utilizar para criarmos nossos JavaBooks é o ReadManiac. Existem outros aplicativos com o mesmo fim, mas dos que eu experimentei, ReadManiac é o mais completo e que disponibiliza a maior quantidade de opções, permite criar JavaBooks para modelos específicos de celulares, além da opção de criar um JavaBook "Genérico" acima de tudo, é "di grátis"! :)

Baixe o aplicativo ReadManiac no link abaixo:
http://www.mediafire.com/?5xcc2h3qmkrviin (Em nova Aba)

Instale o aplicativo sem fazer qualquer alteração.

Para nosso exemplo, à título didático, seguirei os procedimentos como se criasse um javabook para ler em meu celular, um ching-ling que alguns conhecem como "Black Bold", uma cópia do "Black Berry", mas que na verdade nem tem um nome e sim, apenas especificação do medelo: 9000C+, com display 320x240. NÃO RIAM! É UM ÓTIMO CELULAR E EU GOSTO MUITO DELE!

Falando em "display", essa é uma informação muito importante que você deve saber à cerca do seu aparelho, principalmente se desejar aplicar figuras ao seu javabook. Se você não for aplicar figuras ao seu javabook, não se preocupe com esta informação, pois o texto do seu javabook se adaptará automáticamente ao tamanho do display do seu aparelho.

Um pouco de HTML
Alguns já considerariam muito cansativo e enjoativo, ler algo na tela do celular. E que dizer de, além disso, ler um texto sem tabulação, com as linhas todas emendadas, sem parágrafo, vários diálogos na mesma linha, etc? Realmente é horrível! Ficar adivinhando aonde termina um diálogo e começa o outro tornará a leitura cansativa, realmente!

Felizmente, o nosso amigo ReadManiac reconhece HTML básico! Quem tem algum conhecimento em edição de blogs, postagens em foruns, ou edição de páginas de internet, sabe bem do que estou falando. Os comandos em HTML são inúmeros! Mas, para criarmos nosso javabook, aprenderemos a utilizar uns 3 comandos para podermos tabular e pontuar nosso texto, como esses da figura abaixo:





Os comandos em HTML são chamados de "tags" e em HTML, essas tags são utilizadas entre "<" e ">".

A primeira coisa que deveremos fazer para proceder com a criação do nosso javabook, é criar um diretório/pasta para nosso projeto. Não vamos querer nos atrapalhar entre os diretórios do sistema, certo? Criarei um diretório para nosso projeto e o chamarei de... "PROJETO"! (dãããã...)

Vou utilizar o texto desse próprio tutorial para criar um javabook.

Figuras
Antes de selecionar o texto para o javabook, vamos criar uma "capa" para ele! Execute o seu editor de imagens preferido (recomendo PhotoFiltre) e crie uma nova figura com as dimensões do display do seu celular, no meu caso 320X240, veja:





As dimensões mais comuns dos displays dos celulares são 320x240 e 176x220. O interessante é verificar no maual de instruções, as especificações técnicas do seu aparelho. Certamente, lá constarão as dimensões corretas do display do seu celular.

Veja abaixo a figura que eu criei para servir de "capa" para o javabook do nosso projeto. Obviamente, você poderá adquirir imagens da internet. Seria interessante, por exemplo, ter uma capa exata do livro portado para o javabook. A figura deve ser salva no formato jpg no diretório do projeto! Utilize um nome simples para a figura, para que você tenha menos trabalho na hora de editar o texto do javabook.

Para facilitar, nomeei a minha figura de capa como "capa.jpg" (dããããã....)





Selecionando o texto
Nesta parte, utilizaremos os famosos [Ctrl]+"C" e [Ctrl]+"V", comandos para copiar e colar um texto respectivamente.

Selecione o texto desejado e cole no bloco de notas.





Selecione o texto novamente, desta vez à partir do bloco de notas, e cole no Word, editor de textos do pacote Micro$oft Office. Passar o texto para um bloco de notas e somente depois para o editor de textos é necessário para que toda a formatação do texto seja eliminada. Dessa forma, obteremos apenas o texto puro, sem qualquer formatação, como podemos ver na imagem abaixo:





Inserindo comandos HTML
Agora que já temos o nosso texto sem qualquer formatação, poderemos aplicar os comandos HTML necessários para a criação do nosso JavaBook. Esses comandos são necessários para que o texto não fique "encavalado", ou seja, sem esses comandos, o ReadManiac não saberá, por exemplo, onde termina uma linha de texto e começa outra, ou onde deverá "pular" uma linha para iniciar a frase seguinte, etc.

Na primeira figura, vimos qual o comando HTML necessário para informar quando o texto deve passar para a próxima linha. Vamos utilizar a ferramenta Substituír do editor Word para inserir em todo o texto, e com apenas alguns cliques, este comando em todas as vezes em que ele for necessário:

No Word, clique em Editar e selecione Substituír. Ou apenas tecle "[Ctrl]+U".

Na janela que abrir, clique em:
A - Mais/Menos;
B - Especial;
C - Marca de parágrafo.

Como informa a figura abaixo:





Insira o comando correto no campo Substituir por: e clique em Substituir tudo, assim como mostra a figura abaixo:





Veja abaixo, o resultado do trecho do texto formatado:







O que?!
FORMATADO?!
Isso?!
Tá louco!?
Agora sim é que isso está uma bagunça de texto encavalado!"



Acalme-se! Se você pensa assim, é porque não viu a figura com atenção! Veja novamente e preste atenção aos detalhes em vermelho:





Observou que o editor substituiu todos as ocorrencias necessárias pelo comando html? Não adianta "criar" um "pulo-de-linha" apertando a tecla Enter do teclado ao editar um texto num editor qualquer. O ReadManiac não "compreenderá" isso! Ele "compreenderá" sim os comandos do texto. correto?

Agora, aplicaremos o comando para inserir uma figura em nosso livro. Neste tutorial, o objetivo é inserir uma figura como capa do nosso JavaBook. Logo, este comando deve vir no início de todo o texto. Veja na figura abaixo:





Sobre figuras no JavaBook

Como já mencionei neste tutorial, o produto final, ou seja, o seuJavaBook final dependerá unica e exclusivamente de sua dedicação. Inserir linhas ou não, inserir parágrafos ou não, inserir figuras ou não, ficará ao seu critério.

Você poderá gastar 2, 3 minutos do seu tempo e fazer um JavaBook como se fosse um "rascunho", ou poderá se dedicar num JavaBook de qualidade, e até compartilhá-lo com outros via bluetooth ou pela internet, onde no celular de outras pessoas, ele proporcionará dias de diversão.

Para montar um JavaBook com várias figuras no corpo do texto, você deve utilizar sempre o mesmo comando, alterando apenas o nome da figura. Atente-se ao texto original, para aplicar o comando no local correto em seu JavaBook.

Criando o código fonte
Selecione todo o texto do editor Word e cole-o numa nova janela do bloco de notas.





Poderá agora fechar o editor Word, pois ele não será mais necessário.

Salve o texto no bloco de notas com a extensão html, e não txt. Por exemplo, "JAVABOOK.html".

ReadManic
Execute o ReadManiac.

Em Wizard Language Selection, marque opção a English (Inglês) e clique em Next.

Em Select Midlet Type, marque Buildmidlet with embeded book (ReadManiac LITE), e clique em Next.

Em Select phone model, selecione o modelo do seu aparelho, se o modelo constar na lista. Caso contrário, recomendo que utilize a opção Generic MIDP2.0 phone. Ainda aqui, selecione o tamanho máximo do pacote Java que seu telefone permite. Alguns celulares antigos não são compatíveis com pacotes Java maiores que 64K. Se esse for o caso do seu aparelho e se seu JavaBook tiver mais do que 64k, ele será dividido em vários arquivos. Se o seu aparelho não tem essa limitação, optar por 2000k será mais que suficiente.

Clique em Next.





Em Select keys configuration, selecione a marca/modelo do seu aparelho celular para utilizar a melhor opção de teclas para navegar no seu JavaBook, ou opte por Generic MIDP2.0 phone para utilizar o teclado numérico para navegação. Clique em Next.





Em Select interface language for midlet, a melhor opção é English - Central Europe.

Siga clicando em Next até a opção Select book to embed.
Clique em Add e selecione o seu texto salvo em html como mostra a figura abaixo:





Clique em Next até Images conversion options.

Muita atenção aqui! Como já comentado, o texto do seu JavaBook se adaptará ao display do seu celular, mas a imagem não! Logo, embora a imagem que você criou já esteja na medida do display do seu celular, é interessante definir alguns pixels a menos para que ela se "encaixe" perfeitamente na tela. Observe abaixo as medidas definidas para o exemplo que usamos neste tutorial.

Lembrando que a medida do display do meu celular é 320x240:




Observe que defini alguns pixels a menos para a figura do JavaBook (315x235)



Clique em Next
Em Advanced Options há 2 opções:

(_) I don't want change advanced options (Recommended)
(_) I'm expirienced user and want change advanced options.

Clique na primeira opção, para criar seu JavaBook com opções padrão. Quando tiver mais experiência, poderá utilizar a segunda opção, que lhe permitirá fazer modificações avançadas.





Novamente, clique em Next, selecione um local aonde salvar seu projeto e aguarde a criação do seu JavaBook (finalmente!).





Feito isso, clique em Finish para sair do aplicativo.





O ReadManiac criará 2 arquivos. Um com extensão ".jad" e outro com extensão ".jar". O arquivo que realmente nos interessa é o ".jar". Alguns aparelhos celulares necessitam do arquivo ".jad" para instalação de aplicativos. Verifique se é o caso do seu.

Agora, basta passar o seu projeto para o seu celular, e seguir com o procedimento de instalção do seu JavaBook. Este procedimento não trataremos aqui, haja visto que, cada celular usa procedimentos diferentes. No entanto, não é um bicho de 7 cabeças. Basta seguir as opções de instalação no browser do seu celular.

Depois de instalado, o JavaBook criado oferece algumas opções de alteração de tamanho e cor da fonte, cor de fundo, espaçamento entre as linhas e caracteres, girar a tela de texto, mudar página automáticamente, encontrar determinado trecho no livro, salvar parte preferida (bookmaker), etc... As opções são muitas!

Quando interromper sua leitura, não saia bruscamente do aplicativo! Você deve sair utilizando a opção "Exit" ou o progresso da sua leitura não será salvo e você terá que procurar aonde parou lendo praticamente todo o texto novamente!

Existem sites e comunidade especializadas em E-Books. Mas, acredito que a melhor fonte de e-books seja o 4Shared.com. Lá você encontra milhares de titulos para todos os gostos e idiomas, hospedados por outros usuários! Baixe o seu livro, selecione o texto, e transforme-o em JavaBook para ser lido em seu celular!

Boa leitura!

Ah, aguardo seus livros no 4Shared! :)

2 comentários:

  1. Ola, muito bom o tutorial. Quero saber se os livros feitos a partir desse programa funcionam bem em celulares touch screen? Pergunto pq vc falou sobre o teclado do celular em um dos tópicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge.

      Veja bem, esta postagem é bem antiga. Essa dica é pra celulares com Java.

      Eu mesmo converti muitos livrinhos ilustrados pra compartilhamento, mas nos smartfones recentes, você opções bem mais simples, sem conversões, e sem trabalho, em que você pode abrir ficheiros em PDF, Word, TXT, HTML, etc, sem dificuldade nenhuma.

      Abs.

      Excluir